segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Conheça os 150 ativos dermatológicos mais usados e saiba como agem


Ácido Alfa lipóico: renova a superfície da pele, aumentando sua elasticidade, tônus e textura. Diminui a aparência de linhas, rugas, poros dilatados e cicatrizes.
Ácido Azeláico: bacteriostático e tem ação sobre a tirosinase, diminuindo a síntese de melanina.
Ácido Bórico: levemente adstringente e antisséptico. Possui propriedades bacteriostáticas e fungistáticas.
Ácido Glicirrízico: derivado do alcaçuz (Glicirriza glabra). Apresenta propriedades anti-inflamatórias, antialergênicas e descongestionante.
Ácido Glicólico: alfa-hidroxiácido, é encontrado naturalmente na cana-de-açúcar. Aplicado sobre a pele provoca vasodilatação, diminui a espessura e a compactação do estrato córneo, acelera a renovação celular da epiderme e estimula a síntese de colágeno.
Ácido Hialurônico: substância altamente hidrofílica (afinidade pela água) encontrada na nossa pele. Possui atividade biológica como principal glicosaminoglicana da derme, proporcionando visco-elasticidade a esta camada. Colabora no controle da hidratação da derme e no tônus da pele, além da prevenção da integridade das fibras de colágeno.
Ácido Kójico: obtido a partir da fermentação do arroz. É utilizado desde 1989 no Japão para o tratamento das hiperpigmentações. Tem efeito inibidor sobre a tirosinase, e consequente diminuição da síntese de melanina. Além disso, induz a redução da eumelanina em células hiperpigmentadas. Não provoca irritação e também não é citotóxico.
Ácido Lactobiônico: possui elevada ação antioxidante, hidratante e rejuvenescedora, vindo a ser excelente opção em produtos “anti-aging”. O poder cicatrizante do ativo permite sua utilização em produtos antiacnéico e em peles sensíveis.
Ácido Lático:  para a pele tem ação hidratante, umectante, indicado também para o clareamento e rejuvenescimento da pele.
Ácido Mandélico: trata-se de um alfa-hidróxiácido e cuja molécula é maior do que a do ácido glicólico tornando sua ação irritante menor. Possui ação antibacteriana, indicada para acne não cística inflamatória; suprime a pigmentação, promove o rejuvenescimento da pele envelhecida pelo sol e melhora a textura da pele. Além disso, tem sido usado para preparar as peles para o “peeling” a laser.
Ácido Retinóico: esfoliante com ação reestruturante aumenta a síntese de colágeno, sendo muito utilizado para tratamento de rejuvenescimento, estrias e manchas. Concentração usual 0,01 a 0,05% e em consultórios até 5%.
Ácido Salicílico: possui propriedades queratolíticas. É usado em aplicações tópicas em tratamento cosmético de hiperqueratinização e escamação da pele.
Ácido Tranexâmico: estudos recentes apontam uso do Ácido Tranexâmicono tratamento da melasma. Melasma é uma hiperpigmentação simétrica caracterizada por manchas irregulares marrons acinzentadas principalmente no rosto da mulher. Diversos fatores podem contribuir para o surgimento dessas manchas, um exemplo é a exposição aos raios ultravioleta (UV) da radiação, especialmente raios UVA em luz do sol.
Ácido Tricloroacético: em concentrações de até 30% é usado para o tratamento de cicatrizes da acne e do envelhecimento cutâneo. Em concentrações maiores é usado no condiloma acuminato, verrugas e “peelings”.
Ácido Undecilênico: possui ação fungistática de uso tópico.
Acnebiol: ativo antiacne composto por uma associação de ácido salicílico, oligozinco, silício orgânico e extratos botânicos. Normaliza a queratogênese, refina a textura da pele e estimula o processo de cicatrização.
Adenin: é um agente clareador conhecido como o ácido retinóico do  verão, pois não é fotossensível. Recupera eficazmente as peles fotodanificadas sem causar irritação. É capaz de atrasar e reverter as mudanças celulares relacionadas à idade, portanto é indicado para rejuvenescimento (ou prevenção do envelhecimento).
Alantoína: princípio ativo encontrado no confrey, nas sementes de tabaco, na beterraba, no germe de trigo. Favorece a proliferação celular, acelerando a regeneração da pele lesada. Proporciona uma rápida epitelização em zonas lesadas da pele ou submetidas a um grande desgaste ou a interpéries do tempo. É excelente cicatrizante, calmante, amaciante sobre tecidos.
Alfa-Bisabolol: anti-inflamatório, cicatrizante e antisséptico suave. É obtido da destilação direta do óleo de candeia (Vanilos mopsis erytropapa).
Alfa-Hidróxiácido (AHA): constituem um grupo de substâncias normalmente encontradas em frutas e alimentos e, por isso, são conhecidos como ácidos de frutas. São eles, o ácido glicólico, ácido lático, ácido cítrico, o tartárico, o málico e o mandélico. Os alfa-hidróxiácidos aumentam a retenção de água da epiderme e em altas concentrações aumentam o processo de renovação celular. Indicado como amaciante, hidratante e esfoliante.
Algisium C (Metilsilanol Manuronato): ativo multifuncional. Possui ação antirradical livre e anti-inflamatória. Previne a glicação das proteínas. Pode ser usado em tratamentos estéticos faciais e corporais (restaura a elasticidade, a tonicidade, hidratação e firmeza da pele.É muito usado também no tratamento da celulite e da gordura localizada).
Algowhite: é o extrato concentrado da alga marrom Ascophyllum nodosumcom propriedades clareadoras, esfoliantes e protetoras. Age por três mecanismos: clareando, esfoliando e atua na proteção contra os radicais livres, deixando a pele mais branca, livre de manchas e com mais luminosidade.
Alistin: apresenta efeito “anti-aging”.  É um pseudopeptídio biotecnológico com atividade prolongada, considerado um antioxidante universal que protege moléculas hidrofílicas e lipofílicas, protegendo o DNA e as proteínas da pele. Possui ação antiglicação: previne a ligação cruzada (”cross-linking”) das proteínas. Combate à propagação do estresse oxidativo das moléculas hidrofílicas, protegendo as enzimas e as proteínas.
Aminoácidos da Seda: proporciona proteção e brilho aos cabelos.
Antipollon HT: despigmentante de ação física, muito seguro e de alta afinidade pela melanina, capaz de adsorver da pele o excesso deste pigmento, sem apresentar absolutamente qualquer efeito sensibilizante ou irritativo, indicado especialmente no início do tratamento das manchas.
Aquaporine active: promove hidratação profunda da pele através do aumento das expressões das Aquaporines-3, canais protéicos responsáveis pela circulação de água entre as células.
Arbutin: um poderoso despigmentante de origem natural com excelente “performance” comprovada. Ele foi criado para acabar com os inconvenientes técnicos de um dos mais eficientes despigmentantes do mercado, a hidroquinona. Além da sua elevada instabilidade na presença de luz, a hidroquinona também apresenta caráter lesivo quando em contato com a pele. Arbutin é um derivado estável da hidroquinona também com ação inibidora sobre a tirosinase, sem causar irritação e com menor citotoxicidade, sendo uma alternativa segura para tratamentos de hipercromias. Age impedindo a produção de melanina no local que é aplicado.
Argireline: é um hexapeptídeo modulador da tensão muscular facial com atividade redutora de rugas e linhas de expressão, de forma natural e não invasiva. Alternativa à toxina botulínica e sem injeções, portanto não é um tratamento invasivo e dolorido. Assim como a toxina botulínica, Argireline age na terminação nervosa, reduzindo a liberação de neurotransmissores na junção neuro-muscular, evitando que o músculo se contraia e assim prevenindo e reduzindo as linhas e rugas de expressão (causadas por movimentos repetitivos), mas especificamente as rugas ao redor dos olhos, lábios, nariz e testa. Não altera a função dos músculos de expressão facial, mantendo a expressão natural da face, além de deixar a pele elástica e hidratada.
Ascorbosilane C: redutor dos radicais livres. Ação maximizada pela presença de ácido ascórbico (Vitamina C), regenerador do tecido cutâneo.
Asebiol: hidrolisado de proteínas, piridoxina, niacinamida, pantenol, alantoína e biotina. Usado para peles e cabelos mistos e oleosos tem ação adstringente, reguladora da secreção. Anti-irritante e antipruriginoso. Não provoca hipersecreção sebácea, nem efeito rebote.
Auxina tricogena: é um fito complexo de ação tônica sobre o couro cabeludo. Melhora o trofismo da raiz dos cabelos, exercendo efeito revitalizante. Sua ação ocorre por meio da normalização das trocas metabólicas e respiratórias da raiz capilar, assim como a circulação sanguínea da fase anagênica.
Azeloglicina:  ação despigmentante e sebostática, controlando a produção de sebo, podendo também ser utilizado no tratamento da acne.
Belides: é o extrato obtido da flor da margarida, produz uma variedade de efeitos que são utilizados na fitomedicina, entre eles os efeitos antifúngicos, antimicrobianos, antioxidantes, anticancerígenos e neuroprotetores. Belides apresenta um forte efeito inibitório da melanogênese e da Endotelina-1 (peptídeo secretado na pele em resposta à irradiação ultravioleta) proporcionando atividade despigmentante. É um produto natural indicado no tratamento de hiperpigmentações e em peles envelhecidas.
Bioex camomila: complexo de substâncias extraídas da camomila, destinado ao clareamento dos cabelos, com uso contínuo.
Bioex capilar: indicado no combate a queda capilar, é um complexo que reúne os principais ativos das seguintes matérias-primas: Jaborandi, Quina, Capsicum, Pólen, Arnica, Urtiga, Ginseng Brasileiro, Gema de Ovo e Gérmen de Trigo. É enriquecido com aminoácidos e mucopolissacarídeo. Estimulante do metabolismo celular e da circulação periférica.
Biorusol: ativo derivado da rutina extraída de Amsonia tahernaemontana L., com atividades anti-inflamatória, antiedematosa e vasoprotetora, capaz de diminuir a permeabilidade vascular da pele inflamada. É bastante indicado em problemas microcirculatórios, como couperose e celulite. Além disso, Biorusol II SCA tem capacidade de suprimir o desenvolvimento do eritema e edema induzidos pelos raios ultravioletas, além de muito eficaz para a olheira.
Bioskinup contour: tratamento para olheiras, bolsas de edema e gordura na região periorbital.
Biossulphur: enxofre biodisponível, com atividade superior à do enxofre comum; regulador da secreção sebácea, age como redutor da oleosidade, antiacneico, secativo, e também atua na caspa e seborreia.
Biowhite: é um efetivo despigmentante formulado através de extratos de plantas.
Bont L´peptide: efeito similar à toxina botulitíca tipo A, para a diminuição das rugas, de expressão faciais provocadas pela contração dos músculos durante a fala ou qualquer expressão facial.
Cafeisilane C: indicado como anticelulítico, redutor de medidas, tratamento de bolsas de gordura ao redor dos olhos e pós-procedimentos corporais.
Calmaline: promove o alívio na pele, reduzindo rugas finas; melhora os sinais da pele sensível assim como: redução da sensação de ressecamento e desconforto após uma indução química.
Ceramide III: as ceramidas são componentes naturais do estrato córneo, fazendo parte da barreira lipídica. Com a idade e casos de psoríase e dermatite atópica, a quantidade de ceramidas decresce. Ceramide III é indicado como coadjuvante no tratamento dessas enfermidades, no tratamento de peles envelhecidas, no reparo de peles secas e sensíveis e no tratamento de cabelos danificados.
Coffeeskin: antioxidante global que atua no foto e crono-envelhecimento. Com efeito antioxidante global, o Coffeskin se consagra no mercado mundial por ser uma associação de extrato de café com o bioflavonóide succinil rutina (derivado estável e hidrossolúvel) e carcinina, que reduz a fragmentação do DNA foto-induzida. É rico em polifenóis, bioflavonóides e potentes antioxidantes globais, que normalizam o equilíbrio celular conferindo “proteção tecnológica avançada” à pele e tratamento intensivo no foto e cronoenvelhecimento.
Coenzima Q10: é uma substância normalmente produzida pelo nosso organismo, mas essa produção decresce à medida que a idade avança. Após os 30 anos a quantidade fabricada é tão pequena que o nutriente se tornará essencial, pois suas células não obtêm a quantidade suficiente de Coenzima Q10. É utilizado como medicamento para melhorar o funcionamento cardíaco e doenças crônicas relativas ao envelhecimento e em cosméticos previne o envelhecimento, pois inibe a oxidação dos constituintes lipídicos da pele, protege a mesma contra o estresse oxidativo, melhora a hidratação e elasticidade, auxiliando também na diminuição das rugas e linhas de expressão.
Colágeno Hidrolisado: é rico em aminoácidos essenciais à manutenção do equilíbrio fisiológico da pele e cabelos, e, portanto, é indicado como agente de “performance” em condicionamento, maciez e suavidade nos cabelos, principalmente os cabelos danificados por processos químicos, como tingimento, descoloração, permanentes, sol ou poluição em excesso. Age aumentando a resistência dos fios de cabelo a estas agressões. Para a pele pode atuar como fonte de aminoácidos, assim como, colaborar no aumento da quantidade de água promovendo a hidratação da epiderme e auxiliando na diminuição das rugas finas.
Densiskin: complexo biológico exclusivo. Ajuda a atenuar as linhas e marcas de expressão por efeito de bioadesão molecular. Estimula a biosíntese de colágeno e aumenta densidade cutânea.
Composição:
  1. a) Biopeptídeo derivado do ácido glutâmico que tem ação mimética, que favorece os mecanismos de estímulo celular.
  2. b) Oligossacrídeo de fructose, um açúcar hidratante e umectante, formador de um filme bio-protetor. Ajuda a controlar a irritação e atenuar a inflamação epidérmica.
  3. c) Polissacarídeos de fito-plâncton (Porphyridium cruentum) que conferem efeito de adesão, atenuando sulcos e rugas.
Dióxido de titânio: filtro solar físico.
DHA (dihidroxiacetona): autobronzeador, atua no estrato córneo da pele. O processo de autobronzeamento ocorre nas camadas mais externas da epiderme, através da reação de Maillard, responsável pelo bronzeamento que ocorre entre o grupo amino da queratina da pele e o grupamento hidroxila da DHA, formando um produto de cor marrom, conhecido como melanoidina.
DMAE:  possui excelente ação firmadora e tensora, a curto e longo prazo. Nos estudos clínicos efetuados com  DMAE, os efeitos visualizados foram aumento da firmeza da pele, aumento da firmeza na área dos olhos, melhora do contorno facial e diminuição das rugas ao redor dos olhos e lábios.
Drieline: Estimulante sistema imunológico e anti-inflamatório. Usado em cremes e loções.
Dry flo: polímero natural, que proporciona toque suave, seco e sedoso em cremes e loções devido à sua capacidade de absorver a oleosidade da formulação.
D- Pantenol: nos cabelos atua, especialmente, como condicionador. Auxilia na retenção de umidade, espessamento e intumescimento dos fios, evitando a formação de pontas bipartidas e conferindo facilidade de penteado. Na pele e nas unhas, quando aplicado topicamente, o pantenol transforma-se em ácido pantotênico, regenerando as células epiteliais com rapidez. A deficiência do ácido pantotênico na pele conduz a cornificação, despigmentação e descamação.
Efaderma: é uma mistura dos três ácidos graxos essenciais: ácidos linoléico (Ômega 6), linolênico (Ômega 3) e araquidônico, que oferece nutrição para a pele, favorecendo a função barreira e mantendo a homeostase cutânea, importante para o reparo e cicatrização do estrato córneo. É um umectante com alto poder hidratante, capaz de restaurar a barreira natural da pele e reduzir a desidratação cutânea, além de reequilibrar a função das glândulas sebáceas.
EGF – Fator de Crescimento Epidermal: reduz e previne linhas e rugas pela ativação de novas células da pele; devolve uniformidade ao tom da pele, vitalidade e energia; recupera a aparência jovial da pele; elimina cicatrizes e manchas da pele.
Elastina: antienvelhecimento e hidratante.
Elastinol: deixa a pele mais firme, elástica e redensificada em curto espaço de tempo, podendo ser associado a diversos ativos, promovendo ação “anti-aging” sinérgica e potencializada.  Entre as ações do medicamento, estão uma ação anti-inflamatória nas camadas mais superficiais da pele e nas camadas mais profundas regula a síntese da elastina, do colágeno e das glicosaminoglicanas que são componentes do interstício celular.
Enxofre: secativo, adstringente, bactericida, antisséptico e desengordurante.
Extrato de Alcachofra: possui propriedades hidratantes, antirradicais livres e protetora da epiderme.
Extrato de alcaçuz: atua como agente anti-irritante e anti-inflamatório natural, pois ajuda suavizar e aliviar a pele irritada. Emoliente e refrescante.
Extrato de alecrim: ação dermopurificante, tonificante, estimulante celular, antioxidante, protetor de tecidos e ativador da circulação periférica. Pode ser usado em preparações para o couro cabeludo, estimulando a circulação e o crescimento capilar. Tem ação anticaspa, previne a queda e confere brilho aos cabelos.
Extrato de algas marinhas: é composto por vários tipos de algas que, associadas, potencializam o efeito de emoliência, umectação e hidratação. Protetora do tecido cutâneo e ativadora do metabolismo, usada como coadjuvante nos tratamentos cosméticos da celulite. Em tratamentos cosméticos para cabelos, confere mais brilho e volume.
Extrato de aloe vera: descongestionante, hidratante e cicatrizante. Especialmente indicado para tratamento de queimaduras, picadas de inseto e para proteger a pele nas sessões de radioterapia.
Extrato de arnica: Auxilia no tratamento de dores provenientes de torções e contusões diversas para combater inflamação, auxiliar na circulação do sangue, e é anti-inflamatório.
Extrato de aveia: confere ação hidratante e nutritiva. Proporciona uma ação amaciante, suavizante e umectante para pele seca e fragilizada. Atua ainda como condicionador e restaurador dos cabelos. Melhora a textura e o volume.
Extrato de barbatimão: tem ação adstringente, antisséptica, anti-inflamatória. Utilizado em preparações capilares no combate a oleosidade, caspa e seborreia, em produtos para afecções da pele e mucosa.
Extrato de bardana: adstringente, emoliente, remineralizante, suavizante, anti-inflamatória, antisséptica (bactericida e fungicida), antiacne, anticomedogênico, hidratante. Usado em preparações para psoríase, pruridos, acne, furunculose, seborreia, ulcerações, picadas de insetos e para queda de cabelo.
Extrato de calêndula: é utilizado como grande agente cicatrizante, antisséptico, bacteriostático, calmante, descongestionante e antissensibilizante. Normalmente estimulante da circulação local. É adstringente, tonificante, antisséptico e anti-inflamatório.
Extrato de camomila: possui propriedades calmante, fungicida, cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica.
Extrato de capsicum: rubefaciente, revulsivo, tônico capilar, antisséptico e estimulante da circulação periférica. Estimulante capilar na restauração do bulbo piloso, restaurador da pele do corpo e do rosto.
Extrato de castanha da índia: estimulador da circulação periférica. Usado em produtos capilares para reduzir a queda capilar e em produtos anticelulite como estimulante da circulação local. É adstringente, tonificante, antisséptico e anti-inflamatório.
Extrato de centella asiática: usado em produtos que têm a finalidade de reduzir a gordura localizada pelo mecanismo de ativação da circulação periférica, drenando os líquidos.
Extrato de confrei: rico em vitaminas nutre e hidrata a pele e os cabelos.
Extrato de erva doce: ação refrescante, desodorizante, suavizante, calmante, antisséptica, antioleosidade e anti-inflamatória.
Extrato de green tea: estimulante, adstringente, antioxidante, antilipêmico, antibacteriano. Melhora a microcirculação periférica, normalizando a permeabilidade capilar. Atua também como antirradicais livres por diminuir os níveis de ferritina e de peróxidos lipídicos caracterizando um potente efeito antioxidante na pele e no organismo como um todo.
Extrato de gingko biloba: ação profilática do envelhecimento celular e tratamento estético pela ação protetora contra radicais livres e pela inibição da destruição do colágeno.
Extrato de hamamélis: propriedades adstringentes. Usado em produtos para pele oleosa, acnéica e/ou com poros dilatados.
Extrato de hortelã: antisséptico, tonificante e adstringente.
Extrato de jaborandi: atua na circulação periférica e nutrição do bulbo capilar. Muito utilizado em produtos para atenuar a queda de cabelos.
Extrato de melissa: extrato vegetal calmante, usado em tônicos para peles sensíveis, suavizante e “anti-stress”.
Extrato de própolis: extraído do mel de abelhas. Possui ação secativa, hidratante, antisséptica, adstringente, cicatrizante, hemostático, bactericida e fungicida.
Fator ARL: antienvelhecimento indicado para área dos olhos.
Fomblin HC/25: Protege a pele contra frio e calor, suaviza e amacia, confere espalhabilidade nos cremes, emulsões e géis.
Fomblim HC/R: emoliente protetor.
Glicospheras de vitamina C: nanopartículas adaptadas para estabilizar a vitamina C pura (L-ácido ascórbico) por muito mais tempo, assegurando boa absorção e eficácia quando aplicada sobre a pele. São indicadas como clareadores, para o tratamento e prevenção da pele fotodanificada, como hidratantes e rejuvenescedoras.
Gluconolactona: apresenta propriedade umectante por atrair e fixar água. Possui ação antioxidante, por manter a integridade dos produtos. Atividade anti-inflamatória por reduzir as lesões inflamadas.
Hair active: ativo extraído do tremoço, rico em peptídeos, vitaminas e oligoelementos, desenvolvido especialmente para estimular e revitalizar o crescimento capilar, através do aumento da atividade mitótica e síntese proteica do bulbo capilar, o que aumenta a densidade do fio de cabelo.
Haloxyl: é usado no tratamento reestruturante e despigmentante dos tecidos conectivos frágeis do contorno dos olhos. Seu efeito anti-inflamatório contribui para redução da vasodilatação e da permeabilidade dos vasos capilares.
Happybelle: é um ingrediente ativo composto por um complexo de fitoendorfinas do Vitex agnus castus com ciclodextrinas, complexo este encapsulado em lipossomas. Apresenta as seguintes propriedades: estimulação da proliferação de fibroblastos; estimulação da migração de queratinócitos; revitalização; hidratação; suavização de rugas; calmante para a pele.
Hexatrate: oferece proteção antiperspirante prolongada e segura para a pele, com ação antisséptica (desodorante) e neutralizante do odor, com aplicação em peles mais sensíveis, pois tem menor potencial irritativo quando comparado aos sais de alumínio.
Hexilresorcinol (Synovea® HR): excelente ativo para clareamento de pele. Age regulando pelo menos cinco diferentes etapas no processo da melanogênese.
Hidroquinona: É um agente despigmentante usado topicamente. A despigmentação não é imediata, pois a hidroquinona interfere principalmente na produção de melanina nova, inibindo a atividade da tirosinase. Em segundo lugar, mais lentamente, a hidroquinona provoca mudanças estruturais nas membranas das organelas dos melanócitos, acelerando a degradação dos melanossomos. O efeito clareador da hidroquinona aparece geralmente após um mês de uso. A despigmentação obtida é reversível, bastando para isto a sua interrupção. Por esta razão, deve-se fazer uso de bloqueadores solares durante e após o tratamento.
Hidrovital plus: promove sensação de hidratação imediata, aumento de flexibilidade, maciez e elasticidade, uniformização do relevo cutâneo e proteção contra os danos do estresse oxidativo e da radiação UV.
Hidroviton: complexo hidratante com atividade altamente nutritiva, feito a base de aminoácidos, lactato de sódio, uréia e alcoóis polivalentes.
Hidroprolisilane C: é um silanol usado em produtos antienvelhecimento, principalmente por suas propriedades citoestimulante e regeneradora. Estimula o organismo a intensificar a produção de colágeno e elastina, induzindo a uma regeneração tecidual. Normaliza a permeabilidade dos capilares e recupera a elasticidade da pele.
Hilurlip: feito com partículas micronizadas de ácido hialurônico, formulado para ser usado como preenchimento das linhas verticais dos lábios e atua no antienvelhecimento labial, ocasionando aparência mais jovem e atraente.
Hydrasalinol: é um agente hidratante e reestruturante da pele. Possui efeito protetor contra as agressões ambientais reduz sinais e melhora o relevo cutâneo, deixando a pele mais lisa e uniforme.
IDB light: é um cosmecêutico composto pela idebenona veiculada em Lipossomas PML que através dessa nanotecnologia inibe a síntese de melanina e apresenta um perfil de tolerância muito superior e não citotóxica. Sendo assim é considerado um despigmentante que não sensibiliza a pele a ponto evitar ardência e vermelhidão, somado a um antioxidante ideal para tratamento “anti-aging”.
IGF Fator de Crescimento Insulínico: Reduz e previne linhas e rugas, aumenta os níveis de colágeno e elastina da pele, reduz manchas avermelhadas, possui efeito redutor de gordura facial e corporal, fortalece os cabelos.
Iris iso: é um extrato hidroglicólico contendo isoflavonas do lírio Iris florentina. Dentre suas ações, o Iris iso inibe as atividades das colagenase e elastase, evitando a degradação da matriz extracelular da pele (colágeno e elastina), reforça a barreira cutânea assegurando a hidratação, diminui a superfície total e a profundidade das rugas. Resumidamente, o Iris iso aumenta a hidratação, elasticidade e atenua as marcas de expressões da pele.
Kinetin: é uma combinação sinérgica de ação “anti-aging” que agrega em si todos os benefícios do Adenin, ácido alfa lipóico e VC-PMG (derivado da vitamina C estabilizada). É indicado ao tratamento e prevenção do crono e foto envelhecimento. Seu uso proporciona uma redução das rugas e manchas, melhora na aspereza, brilho e hidratação da pele.
Lactokine Fluid: é um ativo cosmético derivado do leite desenvolvido especificamente para estimular as funções regenerativas das células da pele, com forte ação anti-inflamatória e capaz de normalizar as funções da pele, tornando-a apta a se defender com maior eficiência contra diversos tipos de agressões.
Liporeductil: apresenta, comprovadamente, quatro efeitos específicos e benéficos para o quadro da celulite: 1. Prevenção do seu aparecimento devido à inibição da formação dos adipócitos; 2. Captura de subprodutos da peroxidação; 3. Ação lipolítica (proporcionada pelos clássicos extratos anticelulíticos); 4. Ativação da microcirculação.
LN2 Out: Sistema de Tratamento Dermocosmético Integrado inovador, formulado para ativar as funções vitais da pele, promover bem-estar, equilíbrio e prevenir o envelhecimento. Apresenta em sua constituição, nutrientes essenciais que atuam em sinergia. Eficácia comprovada na melhora da aparência da pele.
Longevicellobtido das folhas da murta, Myrtys communis, é rico em frações de açúcares contendo oligogalacturonanos, retarda o envelhecimento acelerado da pele por limitar a degeneração tecidual. Longevicell age de maneira global nos processos de envelhecimento tratando não somente os seus efeitos, mas também as causas básicas que desencadeiam o processo.
Longevinol: composto por um “blend” de açúcares, age nos mecanismos moleculares envolvidos na longevidade tecidual celular, da face e corpo, de peles maduras e envelhecidas precocemente. É um regenerador celular que modula a expressão de mediadores de envelhecimento, cientificamente denominados SIRT-1; estimula a comunicação celular por proteínas transmembranas, as caveolinas-1; e limita o processo de envelhecimento do colágeno suavizando assim rugas e linhas de expressão de maneira altamente eficaz.
Matipure: complexo de microcápsulas carregadas com óleo de nigela egípicia e semente de abóbora com ação sebo-reguladora, isto é, purificante e anti-inflamatória. Este complexo absorve o excesso de óleo e libera os ativos, além de promover o efeito mate, eliminando a oleosidade da pele e proporcionando uma sensação de frescor e suavidade.
Matrixyl: atividade antirrugas e estimulante da matriz dérmica. Utilizado em produtos para pele madura e contorno dos olhos.
Melaslow: extraído a partir da tangerina japonesa, promove despigmentação e clareamento das manchas senis.
Melscreen coffee: óleo extraído a partir da semente do café. Possui propriedade lipolítica reduzindo o tecido adiposo. É um produto com propriedades excepcionais para os cuidados com a pele, atuando simultaneamente como regenerador da pele, antirrugas, antieritema (anti-UVB) e como regulador do fluxo de água na pele.
Microesferas de retinol: tecnologia patenteada de liberação prolongada da vitamina A tópica. Benefícios: renovação celular, aumento na síntese de colágeno e atividade antioxidante. As microesponjas aumentam a estabilidade da vitamina A nas formulações, assegurando a liberação lenta do retinol puro e intacto na pele.
Microesponjas de ácido salicílico: promove ação queratolítica, antiacne e antiaging de forma eficaz e segura.
Minoxidil: o(s) mecanismo(s) de ação do minoxidil ainda não é (são) conhecido(s). Discute-se sobre uma ação direta no epitélio do folículo ou indireta por vasodilatação ou ambas. É usado em tratamentos de alopécia (queda dos cabelos).
Nikkol VC-IP: derivado estável da Vitamina C, que se decompõe após penetração na pele. Usado como despigmentante na síntese de colágeno e na inibição de peroxidação lipídica. Pode ser usado durante o dia.
NMF (Fator Natural de Hidratação): é o grupo de substâncias químicas que compõem a capa córnea e que seriam responsáveis pela captação da umidade pela epiderme. Elas têm a capacidade de ligar a água aos tecidos. É um mecanismo de equilíbrio hídrico entre as camadas profundas da epiderme e o meio ambiente.
Nodema: ativo com propriedades inibidoras sobre a enzima conversora de angiotensina; exerce efeito antiedematoso e descongestionante. Ideal para se utilizar ao redor dos olhos.
Nonychosine: complexo fortalecedor de unha. Ativo que age como repositor, normalizando o crescimento das unhas, prevenindo o ressecamento, melhorando a resistência e a dureza, além de prevenir onicomicoses.
Octopirox: agente anticaspa com ação antibacteriana e antifúngica, que inibe a formação de substâncias irritantes no couro cabeludo.
Óleo de amêndoas: usado externamente para massagens e formulações cosméticas. Possui ação emoliente e previne a formação de estrias durante a gravidez.
Óleo de andiroba: na fabricação de sabonetes, velas, cremes hidratantes e outros cosméticos. Também utilizado como repelente de insetos, principalmente mosquitos.
Óleo de argan: o óleo de argan é rico em tocoferol, ácido fenólico, carotenos e ácidos graxos essenciais, como ácido linoleico e ômega 6. O óleo de argan age contra o ressecamento e o envelhecimento da pele, aumenta os elementos nutritivos para as células, estimula as trocas e a oxigenação celular, amacia os cabelos e trata casos de acne.
Óleo de calêndula:  usado para melhorar a textura da pele seca e rachada.  Reduz a inflamação e regeneração de tecidos.O óleo de calêndula alivia dores e regenera a pele de pacientes acamados, em pessoas com pele muito sensível ou irritação. Indicado para o tratamento de eczema, cortes, escoriações, mordidas de insetos e medusas.
Óleo de copaíba: em uso interno como antisséptico das vias urinárias, tratamento de cistites, afecções respiratórias (tosse, gripe, resfriado, bronquite e asma). Carminativo suave, aperiente e cicatrizante de úlceras no tubo digestivo. Em uso externo auxilia no tratamento de caspa, dermatite, urticária, psoríase e ulcerações no couro cabeludo.
Óleo de cravo: indicado para unhas fracas, combate micoses de unhas, frieiras e manchas brancas nas costas. É antisséptico, antibiótico, antiviral, antifúngico, anti-inflamatório, antiparasitário e analgésico.
Óleo de framboesa: indicado como auxílio no tratamento de peles secas e com descamação, coadjuvante na prevenção de dermatites e psoríase, coadjuvante no tratamento de ferimentos cutâneos como úlceras e queimaduras.
Óleo de jojoba: o óleo de jojoba tem ação emoliente, umectante, cicatrizante, queratoplástica, repositora da oleosidade natural da pele. Doador de brilho aos cabelos, restaurador, estimulante do crescimento dos cabelos e no tratamento da caspa. Excelente lubrificante e emoliente para peles secas, evita a evaporação da umidade da pele prevenindo o aparecimento de linhas finas e envelhecimento precoce. Indicado também no tratamento da acne, psoríase e queimaduras da pele.
Óleo de macadâmia: rico em Vitamina E, é a maior fonte vegetal do ácido palmitoléico e é rico em ácido oleico. É facilmente absorvido pela pele lubrificando e mantendo o teor hídrico cutâneo. Nos cabelos o óleo de macadâmia promove eficaz hidratação e nutrição aos fios, conferindo-lhes oleosidade natural e fortificando as fibras capilares da raiz às pontas, restaurando sua vitalidade, sedosidade e brilho. Forma um filme sobre os fios de cabelo, mantendo-os hidratados e protegidos de agressões provocadas por tinturas e alisamentos.
Óleo de maracujá: confere nutrição e hidratação ao tecido cutâneo aumentando a sedosidade da pele, devolvendo o viço natural da pele. Promove excelente toque seco
Óleo de melaleuca: ações antisséptica, desinfetante, cicatrizante, bacteriostática, germicida, antifúngica, imunoestimulante, expectorante, anticaspa.
Óleo de rosa mosqueta: é das sementes da Rosa Mosqueta, planta silvestre dos Andes Chilenos, que é extraído seu óleo.
Constituintes: Altas concentrações de betacarotenos e licopenos (polpa do fruto); altas concentrações de vitaminas A, B1, B2, E e K, além de minerais como K, Ca, Na, Fe, Mg; altas porcentagens de ácidos graxos poliinsaturados (44% de linoléico e 36% de alfalinoléico); ácidos graxos saturados: ácido palmítico (entre 3 e 5%), ácido palmitoléico (entre 0,1 e 5%), ácido esteárico (entre 1 e 2%); outros ácidos graxos como láurico, mirístico, araquidônico, gadoléico e behênico (entre 0 e 1%); ácidos ativos: ácido transretinóico ou tretinoína natural (entre 0,01 e 0,1%). Os produtos contendo óleo de Rosa mosqueta podem ser indicados para tratar ativamente ocorrências da pele, tais como:
  • cicatrizes cirúrgicas e quelóides em geral;
  • marcas recentes ou antigas de queimaduras, feridas e acne;
  • lesões de processos ulcerantes ou alérgicos;
  • prevenção e tratamento de estrias;
  • rugas, linhas de expressão muito acentuadas e linhas de envelhecimento;
  • pele ressecada ou descamando;
  • manchas na pele.
Óleo de urucum: é usado em formulações de bronzeadores, uma vez que o principal pigmento carotenóide que ele contém, a bixina, serve como filtro solar para a porção ultravioleta, em exposição demorada ao sol.
Óleo de uva: o óleo vegetal de semente de uva é finíssimo e com alto poder de penetração na pele, é ideal para ser usado juntamente com óleos essenciais em massagens. É leve e quase sem odor. Tonificante e revitalizante da pele. Previne estrias devido à alta concentração de alfa tocoferol. Já os ácidos linoleico e palmítico são os responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo revitalizando-o. Pode ser usado diariamente como óleo pós-banho.
Óleo essencial de laranja: extraído da casca da laranja doce, tem perfume suave e refrescante. Possui ação clareadora e antiacne.
Óleo essencial de lemongrass: natural da Índia, é conhecido também como Capim-Limão e Capim-Cidreira. Tem o aroma forte do limão e de grama fresca. É poderoso bactericida e excelente auxiliar no tratamento de pele, acne e poros dilatados. Alivia enxaquecas. Ótimo se usado em escalda pés. É também bom repelente de insetos.
Óleo essencial de menta: um dos óleos essenciais mais importantes. Estimula, refresca, resfria, restaura mente e corpo. Excelente para refrescar pés e couro cabeludo. Possui também ação analgésica e bactericida, podendo ser usado em óleos para massagens, xampus e loções.
Onymirre: atua ativando a circulação sanguínea local e favorecendo a hidratação da queratina que está se formando na matriz ungueal. Com isso acelera o crescimento das unhas, tornando-as mais fortes e flexíveis. Tem ação cicatrizante e antisséptica.
Osilift: forma sobre a pele um filme biológico viscoelástico, coesivo e contínuo, proporcionando efeito tensor. Também possui efeito antirrugas com o uso diário e aumenta a resistência da maquiagem na pele.
Óxido de zinco: é um filtro solar físico, com capacidade de refletir e/ou absorver a luz UV, formando um filme protetor na pele.
Papaína: é uma enzima extraída do mamão (Carica papaya). Vem sendo usada associada na forma de curativos, como um acelerador do processo de cicatrização, muito utilizado em tratamentos deúlceras de decúbito(escaras).
PCA-Na: agente umectante natural, conhecido por ser abundante na pele humana, ele ajuda a pele e os cabelos a se manterem com uma aparência saudável e viçosa.  PCA-Na, além de um excelente efeito hidratante (superior ao da Glicerina), é um produto seguro, que pode ser usado na pele e em mucosas, o que o torna especialmente indicado em praticamente qualquer tipo de formulação dermocosmética. Ele previne o ressecamento da pele mesmo em condições de baixa umidade.
Peróxido de benzoila: ativo consagrado no tratamento da acne por ter função bactericida, queratolítica e antiseborréica.
Phycojuvenine: extrato concentrado da alga Laminaria digitata, rico em polifenóis e polissacarídeos. É um excelente remineralizante e fortificante, tem propriedades protetoras e funciona como uma reserva de energia para nossas células.
Phytosphingosine: reduz a irritação da pele causada pela superexposição à radiação ultravioleta e também a inflamação das pápulas e pústulas causadas pelos comedões que bloqueiam os poros. Possui atividade antimicrobiana e anti-inflamatória usado em eczema tópico e assaduras de bebes. Combate o odor axilar, trata feridas e micoses.
Portulaca Extract:  possui ação analgésica, anti-inflamatória, anti-irritante, calmante cutâneo e antiedema. O extrato de portulaca é uma excelente alternativa para condições cutâneas extremas. É utilizado como coadjuvante dermatocosmético no tratamento de dermatites, rosácea, pós-peeling, pós-laser, acne, pós-barba e pós-depilação.
Queratina: condicionador altamente retentor de umidade. Melhora o volume, textura, brilho e maleabilidade dos cabelos. Também pode ser usado para tratar peles desidratadas e unhas quebradiças.
Radizen A: previne disfunções ou alterações da pele relacionadas ao envelhecimento (manchas, rugas, asperezas da pele). Também protege a pele da ação dos raios UV. Pode ser usado também no tratamento das peles acneicas e oleosas. Rico em vitamina A e E e bioflavonóides.
Raffermine: fortalecedor das estruturas moleculares da derme, firmador e tonificador da pele, aumenta a elasticidade dos tecidos. Estimula a retração dos fibroblastos para organizar as fibras de colágeno. Protege as fibras de elastina das enzimas que causam a flacidez.
Renew Zime: é ativo natural que atua na renovação celular. Ele reúne as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e emolientes cientificamente comprovadas da Romã, com as vantagens que tecnologia enzimática oferece. Ele atua diretamente na renovação celular, promovendo hidratação imediata, manutenção do equilíbrio hídrico da pele, estimulando a produção de colágeno e prevençao aos danos causados pelos raios UV.
Resorcina: é um produto com propriedades antissépticas, antifúngicas, antipruriginosas, esfoliativas e queratolíticas. Usado em cremes, pomadas e loções alcoólicas, geralmente associados a outros princípios ativos, para o tratamento da acne, eczemas, hiperqueratose, psoríase e seborreia do couro cabeludo.
Salicilato de metila: tem ação analgésica e anti-inflamatória sobre a pele. Usado topicamente em traumatismos musculares e das articulações.
Sebonormine: reduz a atividade secretora da glândula sebácea, limita a excreção do sebo para a superfície da pele e previne a proliferação bacteriana.
Semente de Abricott:  esfoliante suave, que pode ser usado em sabonetes, cremes de massagens e demais preparações onde a esfoliação seja necessária.
Sesaflash: é um ativo tensor com efeitos excepcionais, pois além de provocar uma modificação quase instantânea do relevo da pele, diminui a percepção das rugas, atuando também como hidratante.
Silicium P:  é um silício orgânico tópico que repõe o teor de silício perdido com o passar dos anos. Ele já está presente na estrutura dérmica atuando desta forma como reestruturador da estrutura dérmica. A quantidade de silício diminui com o passar dos anos e desta forma chega o envelhecimento. O silício está presente na pele, cabelos, unhas, cartilagens, tendões, ossos, vasos sanguíneos, válvulas cardíacas e outros. Ele consegue manter a água ligada ao ácido hialurônico contribuindo de forma muito importante para a hidratação da pele.
Skin Whitening Complex: é um fito complexo balanceado, que atua de forma complementar em diferentes etapas do processo de pigmentação da pele (atividade clareadora e suavizante da pele; ele atua não apenas sobre o mecanismo de síntese da melanina, mas também tem a capacidade de descolorir o pigmento que já está formado na pele). Sua eficácia é comparável à da Hidroquinona.
SNAP 8 solution: peptídeo com ação antirrugas com atividade 30% maior que a do Argireline. Reduz a profundidade das rugas causadas pela contração dos músculos da expressão facial, principalmente na testa e ao redor dos olhos.
Spheron: utilizado em produtos cosméticos para pele oleosa ou acneica promovendo controle de oleosidade e efeito mate.
Sulfeto de Selênio: agente antibacteriano, antimicótico, antisséptico e antisseborréico. Indicado no tratamento local de seborreias não exsudativas do couro cabeludo.
Tacrolimus: indicado em casos de eczema (dermatite atópica) proporcionando alívio dos sintomas. Pode ser utilizado por adultos e crianças.
Tensea lift: promove efeito tensor imediato e duradouro. Melhora o brilho e a textura da pele, além de contribuir na proteção de agressões diárias.
Tensine: é um agente tensor, rico em ácido glutâmico e prolina. Forma um filme altamente coesivo sobre a pele, elástico, resistente e contínuo, capaz de diminuir o número e a profundidade das rugas por algumas horas, tornando a pele lisa e suave, além de aumentar a durabilidade da maquiagem. É usado como efeito “lifting”, em cremes, loções hidratantes, sérum e géis, nas concentrações de 3 a10%.
TGF-B3: é um fator de crescimento especialmente “anti-aging”, pois além de induzir à proliferação de fibroblastos e produção de colágeno e elastina, também induz à proliferação de células epidermais e consequente renovação celular. Muito eficaz na cura de ferimentos cutâneos.
TGP-2: derivado do Fator de Crescimento Transformador (TGF). Possui ação seletiva, proporcionando clareamento efetivo de manchas cutâneas decorrentes da exposição à luz (UV). Além disso, retarda simultaneamente o crescimento de pelos. Tem atividade anti-inflamatória, o que diminui o escurecimento da pele decorrente de processos inflamatórios e é indicado para tratamento da dermatite atópica.
Thalapheras de vitamina C: possui ação anti-inflamatória e “anti-aging” (estimula a síntese de fibras de colágeno e elastina diminuindo as marcas de expressão e as manchas da pele). Também atua como foto protetor.
Tinosorb M: filtro solar UVA de alta estabilidade.
Tinosorb S: filtro solar de amplo espectro UVA/UVB (foto estável).
VC-IP: derivado estável da Vitamina C, que se decompõe após penetração na pele. Usado como despigmentante na síntese de colágeno e na inibição de peroxidação lipídica. Pode ser usado durante o dia.
VC-PMG: derivado de vitamina C hidrossolúvel, estável, capaz de liberar L-ácido ascórbico livre nas camadas internas da pele. O L-ácido ascórbico previne e trata o envelhecimento atuando através de três mecanismos: estímulo da síntese de colágeno, ação despigmentante e antioxidante.
Vegelip: “blend” de lipídios vegetais, altamente emoliente e nutritivo, rico em ácidos graxos essenciais Ômega 6 e Ômega 9.
VEGF Fator de crescimento vascular: promove angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos), melhorando a nutrição do folículo capilar e estimulando o crescimento dos cabelos.
Vital ET: exclusivo ativo biofuncional usado na pele e no cabelo, com propriedades anti-inflamatórias, antieritema e antiacne. É um complexo estável formado pelo Fosfato de Tocoferol e Lauriminodipropionato Dissódico, o que otimiza a biodisponibilidade do Fosfato de Tocoferol que é responsável pela redução significativa da formação de “sunburm cell” (danos ao DNA e a peroxidação dos lipídeos).
Vitamina K1: Ajuda ativamente a reparar e fortalecer os vasos capilares danificados. Pode ser usado no tratamento de “olheiras”.
Zano 10 plus: filtro solar físico indicado para peles sensíveis, gestantes, lactantes e crianças.
Fonte: Farmacia Proderma
https://www.cosmeticinnovation.com.br/conheca-os-150-ativos-dermatologicos-mais-usados-e-saiba-como-agem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário