sexta-feira, 17 de novembro de 2017

FORMAS DE EVITAR E COMBATER A DESNUTRIÇÃO DO IDOSO

Resultado de imagem para DESNUTRIÇÃO DO IDOSO
Receita básica da multimistura
Receita básica: 50 gr de casca de ovo fervida, torrada e triturada (opcional)
50 gr de semente de abóbora torrada ou semente de gergelim triturada.
600 gr de farelo de arroz triturado e cozido (sem colocar água).
200 gr de farinha de milho ou fubá.
100 gr de pó de folha de mandioca (aipim) torrada no forno baixo, triturada e peneirada (contém ferro e vit C). Misturar tudo.
Obs: Guardar na geladeira por até 4 meses.
Uma colher misturada em  nas principais refeições
A nutricionista listou quatro grupos alimentares que devem estar presente na mesa da terceira idade todos os dias:
1. Leites e derivados
- Esse alimentos são de fácil digestão e as principais fontes de cálcio, que protege ossos e articulações. O ideal é dar preferência aos desnatados e consumir de três a quatro porções por dia.
2. Frutas, verduras e legumes
- Dê preferência às frutas, verduras e legumes da estação e in natura. O efeito no bolso e no corpo serão imediatos - diz a nutricionista que explica também que banana, laranja e mamão são frutas que podem ser consumidas em qualquer época do ano.
Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais que vão ajudar a descongestionar o trânsito estomacal. Além disso, deixam o prato mais saboroso e diverso.
- Infelizmente, muitos idosos, em função da dificuldade de preparar, do cansaço e da falta de apetite coloca apenas dois tipos de produtos no prato: carne e arroz ou frango e massa.
O ideal é consumir de duas a quatro porções de fruta por dia e de duas a cinco de verdura e legumes.
3. Alimentos integrais
Farinhas, arroz, aveia, massa. Consumidos em massa na versão refinada, atualmente os mercados já apresentam esses tipos na versão integral de diversas marcas e a um custo mais acessível.
4. Chás claros
Marinês explica que hidratação é fundamental para os idosos. Como paladar pode perder a sensibilidade com o passar dos anos, nem sempre a água é um prazer para eles. Por isso, beber chás claros gelados e sem açúcar pode ser uma boa pedida para alternar com a água.
- Café e chás escuros devem ser evitados porque prejudicam o metabolismo dos mais velhos.

  Café da manhã: 1 copo de leite com açúcar e 1 colher de chá de leite em pó com cereais açucarados, um ovo mexido.
  Mitada da manhã: purê maçã com 1 colher de chá de creme de leite ou mel.
  Almoço: 1 porção de batata e carne (purê de batata feito com leite, manteiga e queijo ralado) au gratin, um pudim com creme.
  Lanche: 1 iogurte com bolachas (as que deseja comer) com doce.
  Mitade da tarde: 1 sobremesa de leite.
  Janta: 1 porção de pudim de cenoura ou vegetal de sua escolha (ao pudim será adicionado queijo ralado, levedura de cerveja) com frango, 1 porção de salada de frutas com 1 colher de sopa de mel.

Leia mais sobre: 
http://br.innatia.com/c-dietas-para-criancas-pt/a-menu-de-dieta-para-desnutricao-infantil-9895.html

Alimentos para o tratamento da desnutrição
  • Leite: Inteiro, pode-se adicionar açúcar, amido de milho, sêmola, mel, ovo, clara de ovo batida, creme de leite, em forma de batidas de frutas, com arroz, cereais, em flans e sobremesas de leite. É possível adicionar leite em pó a diversas preparações (recheios, pudins, batidas, sobremesas, etc).
  • Iogurte: Inteiro frutado, com creme, com o agregado de açúcar, mel, creme, etc.
  • Ovo: Inteiro, só em preparações salgadas, com arroz, em purê, em pudins, molho branco, na sopa, picado em diversas preparações. Batido em ponto de neve com açúcar, em sobremesas, com frutas, em batidas, suspiros, etc.
  • Carne: De vaca, frango ou peixe, de preferência picada ou cortada em pedaços pequenos, misturados com purê, sopas e ovo. Também em recheios, milanesas, almôndegas, hambúrguer, etc.
  • Vegetais: Todos, de preferência batata, milho, cenoura. Abóbora, acelga, cozidos com agregado de azeite ou manteiga, molho branco, ovo, queijo cremoso, creme de leite, em purê, pudins, recheios. Evitar os vegetais crus.
  • Frutas: Todas, de preferência raladas, cozidas, sem casca, com açúcar, mel, geleia, doce, clara de ovo batida, queijo cremoso, creme de leite, em saladas de frutas. Também uvas passas em tortas, recheios e frutos secos, nozes, avelãs, amêndoas, em tortas, recheios, sozinhos.
  • Cereais: Aveia, sêmola, amido de milho, farinha de milho, preparados com leite. Arroz, macarrão com o agregado de azeite ou manteiga, queijo fresco ralado, ovo, molho branco. Farinhas, em massas, tortas doces, biscoitos.
  • Bolachas ou pão: Tostado, com o agregado de mel, manteiga e açúcar, com queijo untável, etc.
  • Açúcar: Como agregado de todas as preparações que assim o permitirem.
  • Óleo: Como agregado de preparações e nas frituras.
  • Manteiga ou Margarina: Com pão, bolachas, em preparações salgadas, purê, pastas, recheios, pudins e doces.
  • Creme de leite: Em preparações salgadas (purês, sopas, pastas, budins), doces como tortas, biscoitos recheados, com frutas, batidas, sobremesas como flan, etc.
  • Bebidas: Sumo de frutas, batidas, com o agregado de açúcar, creme, mel, leite, etc. Evitar as bebidas carbonatadas.
Nesta dieta hipercalórica e hiperproteica contra a desnutrição infantil, você encontrará todos os alimentos que podem ajudar seu filho a recuperar peso e nutrientes indispensáveis para garantir a ele um bom crescimento e desenvolvimento físico e intelectual.
  Na preparação dos alimentos, a meta a atingir é aumentar a quantidade de calorias num volume pequeno. Isto é conseguido pela adição de queijos de barra ou ralado, manteiga, óleos, maionese ou comidas tais como purés, massas, arroz, pudins, etc. Use cremes para adoçar sobremesas como gelatinas, salada de frutas, frutas cozidas, purê de frutas. Adicione açúcar ao leite, iogurte, bolos e todos os tipos de comidas caseiras.
  Adiciona carne picada a todos os tipos de pratos salgados (por exemplo, molhos, purês, pudins, bolinhos, etc.), São fáceis de comer e passar despercebidos.
  Incluir leite em pó ao leite, isto irá aumentar o seu valor nutritivo e calorias.
  Evitar saladas e frutas cruas, embora tenham um teor de vitaminas alto, também têm um elevado valor de saciedade e de baixo teor calórico, por isso, é melhor que eles sejam cozidos ou muito divididos (cortados em pedaços pequenos).
  A consistência dos alimentos, em primeiro lugar deve ser suave, pois é provável que o seu filho se canse de mascar e não quer comer mais.

Leia mais sobre: 
http://br.innatia.com/c-dietas-para-criancas-pt/a-menu-de-dieta-para-desnutricao-infantil-9895.html

Sugestões para aumentar calorias e proteínas na dieta:

• Coma pequenas refeições várias vezes ao dia, ao invés de somente três refeições;

• Não espere a fome chegar, alimente-se de 3/3 horas;

• Saboreie seus pratos preferidos a qualquer hora do dia;

• Alimente-se melhor na refeição que você sentir mais fome;

• Procure não ingerir líquidos com as refeições para não se sentir muito cheio, beba nos intervalos;

• A apresentação da refeição é importante para abrir o apetite. Refeições atraentes, saborosas e variadas ajudam no sucesso da dieta. Utilize temperos e ervas para melhorar o sabor e aroma dos alimentos;

• A utilização de um suplemento nutricional oral oferece a possibilidade de aumentar ou assegurar a ingestão de nutrientes em casos onde a alimentação encontra-se inadequada;

• Converse com uma nutricionista para verificar qual o melhor suplemento para o seu caso.


Aqui vão algumas dicas de como se alimentar melhor e aumentar as calorias de sua dieta:

Leite

• Sempre use leite integral ao invés do leite desnatado, pois o leite integral é mais rico em calorias.

• Para aumentar ainda mais o valor calórico do leite, adicione duas ou mais colheres de leite em pó em um copo (300 ml) de leite comum. 

• Sob orientação de seu nutricionista, acrescente suplementos nutricionais em pó, achocolatados, mel, açúcar mascavo, groselha e cereais como, por exemplo, granola.

• Use leite integral ao invés de água para preparar sopas, bolos, mingaus, pudins carnes molhos preparados com queijo, batatas e legumes de um modo geral.


Carnes
• Prepare caldos de carne e acrescente-os em suas refeições.
• Inclua a carne nos recheios de sanduíches, tortas e pães.


Leguminosas
• Adicione feijão, soja, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas em sopas, saladas, tortas etc.
• Utilize mais os grãos do que o caldo quando cozidos em água.


Saladas
• Inclua nas saladas queijo em cubos, grão-de-bico, nozes, passas, frutas, atum, carnes, torradas, iogurte natural, azeite, maionese e molhos.

• Utilize legumes cozidos em óleo vegetal ou margarina.


Sopas e purês
• As sopas e purês poderão ser acrescidos de queijo ralado, requeijão, azeite, margarina e torradas.


Chantilly
• Use no chocolate ou café.
• Utilize nas sobremesas, gelatinas, pudins e coberturas de bolos.
• Passe em panquecas e waffles.
• Misture com frutas e sorvetes.


Creme de leite
• Adicione no purê, sopas, molhos, suflês, frutas, gelatinas, mousses, pavês e outros.

DEZ PASSOS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DA PESSOA IDOSA
1º passo. Faça três refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e, caso necessite de mais, faça outras refeições nos intervalos.
Procure fazer as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) em horários semelhantes todos os dias. Nos intervalos entre essas refeições, prefira realizar pequenas refeições saudáveis com alimentos frescos. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, procurando comer em locais limpos e onde você se sinta confortável, evitando ambientes ruidosos ou estressantes.
2º passo. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. Inclua nas principais refeições alimentos como arroz, milho, batata, mandioca/macaxeira/aipim.
Esses alimentos são as mais importantes fontes de energia e, por isso, devem ser os principais componentes das principais refeições, devendo-se dar preferência às suas formas integrais. As atividades de planejar as compras de alimentos, organizar a despensa doméstica e definir com antecedência o cardápio da semana podem contribuir para a sua satisfação com a alimentação. Em supermercados e outros estabelecimentos, utilize uma lista de compras, para não comprar mais do que o necessário.
3º passo. Inclua frutas, legumes e verduras em todas as refeições ao longo do dia.
Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Por tal razão, eles devem estar presentes diariamente na sua alimentação. O consumo desses alimentos contribui para diminuir o risco de várias doenças e ajuda a evitar a constipação (prisão de ventre). Feiras livres, “sacolões” ou “varejões” são boas opções para a compra de alimentos frescos da safra (época) e com menor custo.
4º passo. Coma feijão com arroz, de preferência no almoço ou no jantar.
Esse prato brasileiro é uma combinação completa e nutritiva e é a base de uma alimentação saudável. Varie os tipos de feijões usados (preto, manteiga, carioquinha, verde, de corda, branco e outros) e use também outros tipos de leguminosas (como soja, grão-de-bico, ervilha, lentilha ou fava). Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las com familiares e amigos. Se você não tem tais habilidades, converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet e descubra o prazer de preparar o seu próprio alimento. Para evitar o desperdício, cozinhe pequenas porções e congele o alimento sempre que isso for possível, para a sua utilização em dias posteriores.
5º passo. Lembre-se de incluir carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados em pelo menos uma refeição durante o dia. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
Os leites e derivados são ricos em cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos. Já as carnes, as aves, os peixes e os ovos são ricos em proteínas e minerais. Quanto mais variada e colorida for a sua alimentação, mais equilibrada e saborosa ela será.
6º passo. Use pouca quantidade de óleos, gorduras, açúcar e sal no preparo dos alimentos.
Esses ingredientes culinários devem ser usados com moderação para temperar alimentos e para criar preparações culinárias. Procure evitar o açúcar e o sal em excesso, substituindoos por temperos naturais (como cheiro verde, alho, cebola, manjericão, orégano, coentro, alecrim, entre outros) e optando por receitas que não levem açúcar na sua preparação.
7º passo. Beba água mesmo sem sentir sede, de preferência nos intervalos das refeições.
A quantidade de água que precisamos ingerir por dia é muito variável e depende de vários fatores, incluindo a idade e o peso da pessoa, a atividade física que ela realiza e o clima e a temperatura do ambiente onde ela vive. É importante estar atento ao consumo diário de água para evitar casos de desidratação, principalmente em dias muito quentes. Vale lembrar de que bebidas açucaradas (como refrigerantes e sucos industrializados) não devem substituir a água. Uma dica é aromatizar a água com hortelã ou frutas, como rodelas e cascas de laranja ou limão.
8º passo. Evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos e chás industrializados), bolos e biscoitos recheados, doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
Produtos ultraprocessados (como biscoitos recheados, guloseimas, ‘salgadinhos’, refrigerantes, sucos industrializados, sopa e macarrão ‘instantâneos’, ‘tempero pronto’, embutidos, produtos prontos para aquecer) devem ser evitados ou consumidos apenas ocasionalmente. Embora convenientes e de sabor pronunciado, esses e outros produtos ultraprocessados tendem a ser nutricionalmente desequilibrados e, em sua maioria, contêm quantidades elevadas de açúcar, gordura e sal.
9º passo. Fique atento(a) às informações nutricionais dos rótulos dos produtos processados e ultraprocessados para favorecer a escolha de produtos alimentícios mais saudáveis.
Os rótulos dos produtos processados e ultraprocessados (como biscoitos, pães de forma, iogurtes, barras de cereais, entre outros) são uma forma de comunicação entre esses produtos e os consumidores e contêm informações importantes sobre a sua composição. Mais formas de esclarecimento podem surgir no diálogo com outras pessoas no local de compra ou por meio do serviço de atendimento ao consumidor (SAC) ou, até mesmo, em uma consulta com um profissional de saúde. Fique atento(a) para informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais, pois geralmente as propagandas buscam aumentar a venda dos produtos, mas não informar.
10º passo. Sempre que possível, coma acompanhado(a) de alguém.
A companhia de familiares, amigos ou vizinhos na hora das refeições colabora para o comer com regularidade e atenção, proporciona mais prazer com a alimentação e favorece o apetite. Escolha uma ou mais refeições na semana para desfrutar da alimentação na companhia de alguém, mantendo o convívio social com as pessoas próximas.

Os idosos podem necessitar de uma maior oferta de proteínas (carnes brancas, como peixes e aves; carnes vermelhas, desde que sem gordura; leite desnatado; queijo fresco tec.), além de carboidratos (açúcares e massas) e reguladores (alimentos com fibras), fontes de vitaminas e minerais (vegetais, frutas e legumes).
No idoso ativo recomenda-se o consumo de refeições ricas em verduras (folhas verdes escuras), legumes (duas vezes por dia) e frutas (três vezes por dia). Cereais (arroz, aveia, farinha de trigo integral), feijão e sementes de linhaça. Estes alimentos possuem micronutrientes com propriedades antioxidantes e protegem as células contra a ação dos chamados radiais livres. É indicado o consumo de gorduras saudáveis como castanha do Pará, amêndoas, abacate e azeite de oliva e diminuir as frituras (gorduras saturadas) da alimentação. A hidratação é fundamental para o idoso ativo e deve ser provisionada ao longo do dia (6 a 8 copos por dia) entre água, suco de frutas naturais (sem açúcar) e chá de ervas. A ingestão de proteinas animais (frango, peixe, peru) devem ser diárias, bem como de carnes vermelhas magras (2 a 3 vezes por semana) e leite e seus derivados (1 a 2 vezes por dia).



Nenhum comentário:

Postar um comentário