Elaine Veríssimo

O Ácido Hialurônico é um *polissacarídeo natural com excelente compatibilidade biológica, é o principal componente da nossa matriz extracelular (MEC) que além da sua função estrutural, pode influenciar na proliferação celular, está presente em mais de 50% dos tecidos do corpo humano, principalmente nos tecidos conjuntivos e nervosos. Antigamente, era extraído da crista de galo, mas atualmente é obtido principalmente através de fermentação.
Este componente ‘chave’ da matriz extracelular está envolvido em vários mecanismos do processo de cura de lesões, é altamente higroscópico e é essencialmente importante para a visco-elasticidade da pele. Devido à suas propriedades físico-químicas excepcionais e capacidade higroscópica, além da participação em diversos processos biológicos, o processo de envelhecimento leva a uma menor produção de Ácido Hialurônico, com consequente perda de elasticidade, firmeza, hidratação e volume da pele.  Os principais sinais do envelhecimento são as rugas, perda de volume e de contorno facial.
A interação entre o Ácido Hialurônico de aplicação tópica e seu receptor da membrana celular CD44 inicia algumas vias de sinalização intracelular, regulando a proliferação, a migração e a diferenciação celular. A resposta celular é amplamente influenciada pelo tamanho da molécula e pela estrutura de fragmentos formados pela degradação do AH pela ação de radicais livres ou da hialuronidase.
Metabolicamente, o Ácido Hialurônico é muito ativo: a meia vida desse composto na pele é de um dia. Embora esteja presente em todos os tecidos, mais de 50% do AH do corpo humano encontra-se na pele. Na epiderme, participa da proliferação e da diferenciação das células basais e na derme está associado ao Versican.





Molécula Ácido Hialurônico
Peeling Biológico – Efeito Retinoic Like
Peeling Biológico – Efeito Retinoic Like








Ácido Hialurônico fracionado vetorizado por um silício é uma molécula classificada entre 150 – 600 Kda, ou seja, de baixo peso molecular, tais moléculas demonstraram excelente ação de estimular a proliferação celular e intensificar a renovação epidérmica (Efeito Retinoic Like). O papel do AH Hialurônico na pele depende de suas propriedades físico-químicas e de sua afinidade com os receptores da superfície celular (principalmente os receptores CD 44 e RHAMM). Na epiderme, a interação do ácido com esses receptores, desencadeia um sinal que estimulará a proliferação de queratinócitos, diferenciação e mobilidade celular intensificando o Tour Over Celular, apresentando ainda, características de um peeling natural proporcionando clareamento e textura diferenciada a epiderme. Além desta notável função, pode-se observar um comportamento expressivo no aumento dos GAGS (glicosaminoglicanos) na junção dermo epidérmica e na papila dérmica, que identifica o estímulo da produção do AH natural da pele, proporcionando um preenchimento e uma espessura diferenciada .
Combinado com o Vetor Biológico (Silício Orgânico), cuja afinidade com as membranas biológicas tem sido bastante demonstrada, pode incrementar sua ação atuando como um vetor biológico em direção a membrana celular. O Silício Orgânico participa da formação de proteoglicanas e glicoproteínas, e é um dos principais componentes do MEC.  A concentração com o passar dos anos diminui significativamente levando a uma desestruturação do tecido, gerando rugas e um aspecto envelhecido. A presença de Silício orgânico disponível na pele intensifica a formação de proteínas como o Colágeno e Elastina  através da cito estimulação de fibroblastos .
A chegada desta molécula de Ácido Hialurônico cujo tamanho ideal permite a hidratação e maior renovação celular, sem quaisquer efeitos adversos, potencializado pela ação do vetor biológico Silício Orgânico, transforma o AH em um ativa chave nos tratamentos cosméticos. O AH quando aplicado sobre a pele, tem excelente ação em peles sensibilizadas por tratamentos a Laser ou Peeling, devido à sua ação de regular a cascata de sinalização específica relacionada com a cascata inflamatória.
De acordo com o peso molecular, podemos diferenciar 3 diferentes classes de Ácido Hialurônico:
  • Ácido Hialurônico de alto peso molecular (também chamado de nativo)
  • Ácido Hialurônico de baixo peso molecular (a nova geração de AH vetorizado )
  • Ácido Hialurônico de baixíssimo peso molecular

Diferenciação das moléculas do AH      
Reações Esperadas
Peso Molecular muito baixo  < 50 KDa
Propenso a reações Inflamatórias
Peso Molecular baixo < 50 a 1000 KDa Hyaxel
Citoestimulação do Queratinócito
Peso Molecular Alto > 1000 kDa Hidratação
               Hidratação

Ação combinada do Ácido Hialurônico de baixo peso Molecular Vetorizado por Silício:
1. Ação > Silanol e AH: estimula a renovação celular dos Queratinócitos por meio do receptor CD44
2. Peeling Biológico Natural: renovação epidérmica
3. Ação > Efeito Preenchedor: potencializa as células da pele a produzirem Ácido Hialurônico e preencherem as rugas naturalmente.
4. Efeito > Hidratação >Ácido Hialurônico: molécula hidrofílica: agrupa moléculas de água e cria um reservatório
5. Silício Orgânico: Reestruturação da Derme
MEC Matriz extracelular e sua importância
Quando o assunto é envelhecimento cutâneo é de extrema importância a qualidade e integridade da matriz extracelular (MEC). Ela regula e intermedia praticamente todas as trocas celulares e os sinais intercelulares, sendo responsável em grande parte pela homeostase do tecido. No tecido conjuntivo, as células se encontram dispersas em meio abundante de matriz extracelular. A MEC é formada por elementos fluidos e fibrosos. Os fluidos são as Glicosaminoglicanas (Polissacarídeos), ou melhor, o Ácido Hialurônico e Proteoglicanas (complexos Glicoprotéicos). Os fibrosos são proteínas estruturais (Colágeno ou Fibras Colágenas) e proteínas adesivas (Fibronectina e Laminina ambas Glicoproteínas fibrosas).
O AH fracionado vetorizado por Silício é uma ferramenta extraordinária na manutenção e recuperação da MEC. Uma vez que estimula a produção das GAGs e seu amarzenamento na junção dermo epidérmica, teremos uma qualidade nas trocas celulares e nos sinais intercelulares em melhores condições. A presença do Silício na molécula, estrutura os constituintes fibrosos (Colágeno) de forma significativa.
As funções mais importantes da matriz extracelular:
· Preencher os espaços não ocupados pelas células
· Resistência aos tecidos
· Meio por onde chegam os nutrientes e são eliminados os dejetos celulares
· Ancoragem para as células
· Veículo de migração das células
· Meio para transporte de sinais intercelulares
Epiderme envelhecida
Epiderme envelhecida
Epiderme com espessamento após 10 dias de uso de Ácido Hialurônico
Epiderme com espessamento após 10 dias de uso de Ácido Hialurônico
















Dúvidas frequentes
A partir de que idade podemos indicar o AH?
Pode-se indicar o uso de AH a partir de 25 anos para manutenção e preservação dos constituintes da MEC. Pode-se indicar seu uso conciliado com vários tratamentos estéticos como hidratação, antiage, acne, estrias e outros.
Pode ser usado durante o dia?
Pode ser utilizado durante o dia e a noite. Sua aplicação tópica tem vida útil de 24 horas na pele. O uso diurno de qualquer cosmético deve ser conciliado com o uso do filtro solar.
Em quanto tempo é possível notar os resultados?
A ação do AH será notada na pele rapidamente através de uma sensação de lifting devido ao preenchimento das linhas dando maior sustentação à pele. Em 10 dias de aplicação, pode-se observar o espessamento da epiderme de forma expressiva, resultando em um visual revitalizado.
O AH pode ser conciliado com uso de peeling químico?
Sim e trará excelentes resultados na renovação celular devido a hidratação, renovação celular e a qualidade das trocas celulares.
Quais são as suas contra-indicações?
Raramente há queixas de reações da aplicação tópica do Ácido Hialurônico, devido ao seu excelente reconhecimento biológico pelo organismo.
* Polissacarídeos, ou Glicanos são Carboidratos que por hidrólise, originam grande quantidade de monossacarídeos. São polímeros naturais, como por exemplo, a celuloseque é um polímero da glicose.
Hidrólise é uma reação química de quebra de uma molécula devido à presença de água.
Carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídeos ou açúcares, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbonohidrogênio e oxigênio,[1] podendo apresentar nitrogêniofósforo ou enxofre na sua composição.
Fonte: Revista Biotec artigos Tecnicos ano 05 numero 14 /2013