segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A psicologia explica porque as pessoas mentem tanto

Ainda que seja difícil admitir, todas as pessoas mentem. Quantas vezes você estava cheio de problemas e respondeu que tudo estava bem, por exemplo? Ainda que esta seja uma mentira simples e que não prejudica ninguém, não deixa de ser uma mentira.
As mentirinhas do dia a dia fazem parte da vida em sociedade, e não trazem sérios problemas à vida de ninguém. Porém, algumas pessoas não sabem se relacionar sem mentir e usam a mentira como principal ferramenta para se beneficiar e prejudicar os outros. Essas pessoas não medem consequências para manter a mentira, e não se importam se alguém está sendo prejudicado com isso.

Por que as pessoas mentem?

Ninguém nasce sabendo mentir. A mentira é um comportamento aprendido por repetição ou por interpretação: se a pessoa cresceu em um ambiente cercado de mentiras, por exemplo, é muito provável que repita este comportamento na vida adulta. Além disso, crianças que aprendem a tirar vantagens de pequenas mentiras tendem a se tornar adultos que acreditam ser necessário mentir para obter benefícios.
Seja para se defender de alguma situação ou para obter ganhos, as pessoas aprendem a mentir ainda durante a infância. Por isso, é fundamental que os pais saibam educar e direcionar os filhos sobre os problemas que a mentira pode causar e como é preferível optar pela sinceridade.

A mentira como proteção

A psicologia explica que as pessoas mentem porque esta é uma ação que funciona e, a partir daí, continuam mentindo para obter bons resultados. Ainda que a mentira traga perdas e seja sempre um risco, ela funciona como um mecanismo de proteção para evitar dor ou para obter alguma coisa.
Na maior parte das vezes o hábito de mentir é um comportamento inconsciente, e algumas pessoas têm um vazio emocional tão grande que preferem correr o risco de serem descobertos do que ter que enfrentar a dor ou se sentir rejeitado.

Quando mentir vira doença?

A mitomania é um distúrbio de personalidade em que a pessoa mente compulsivamente, com o objetivo de se beneficiar ou prejudicar os outros. Quem sofre desse problema mente sempre e a respeito de todos os assuntos de sua vida, sem nunca demonstrar constrangimento quando suas mentiras são descobertas. O mitômano vai a extremos para sustentar suas mentiras, a ponto de ele mesmo acreditar em suas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário