segunda-feira, 22 de junho de 2015

Fique atento: quais os sintomas da sífilis?



A sífilis é uma doença antiga que está se tornando novamente atual, uma vez que o número de casos tem aumentado em várias regiões do Brasil. Por isso é importante ficar atento aos sintomas, pois quanto mais cedo for instituído o tratamento, menor a chance de complicações, que podem ser graves.

A sífilis se desenvolve em 3 estágios, geralmente consecutivos: primário, secundário e terciário. Vamos entender.
Sífilis Primária: de 3 a 90 dias (média de 21 dias) após o contágio surgem lesões como pequenas feridas, inicialmente de cor rósea, que evoluem para um vermelho intenso com fundo esbranquiçado, como se fosse uma “afta”. Esta lesão se chama “cancro duro”. Geralmente é única e NÃO DÓI. Nos homens, esta lesão surge geralmente no pênis, muitas vezes na região próxima ao canal da uretra. Nas mulheres, pode aparecer nos grande lábios, na parede vaginal ou no colo do útero. Aí é que está um dos problemas: como não dói, muitas mulheres não a percebem.
O contato geralmente acontece pela relação sexual; por isso pode também haver lesões isoladas na boca, língua, mucosa anal ou na região mamária. Geralmente aparecem gânglios aumentados perto do local da lesão, o que pode ser uma dica de que algo não está bem. Importante saber que esta lesão da sífilis, o cancro duro, desaparece espontaneamente, independentemente de tratamento, sem deixar cicatriz, em mais ou menos 4 ou 5 semanas. Este é outro problema: as pessoas julgam que estão curadas, mas a doença está evoluindo de forma silenciosa para a segunda fase.
Sífilis secundária: depois de um período de latência, sem sintomas, que pode variar de 6 a 8 semanas, a doença entra de novo em atividade. Isso significa que a bactéria causadora, chamada Treponema pallidum, atingiu internamente outros órgãos e sistemas. A pele é intensamente atingida. Surgem lesões rosadas, em formas de pápulas, que podem atingir toda a superfície do corpo.
A palma das mãos e planta dos pés são caracteristicamente acometidas. Algumas destas lesões, dependendo das condições, podem conter a bactéria e ser contagiosas em circunstâncias especiais. A fase secundária pode evoluir com surtos de atividade e períodos de latência, sem sintomas. Algumas pessoas conseguem se curar no período de latência, mas outras evoluem para a fase seguinte e mais grave de todas.
Sífilis Terciária: neste estágio, órgãos e sistemas são acometidos como o sistema nervoso central, sistema cardiovascular, pele, músculos, ossos ou fígado, por exemplo. O sintomas são graves e vão depender da região atingida. Importante saber que todo este caminho de progressão da sífilis pode durar muitos anos - até 30-  para se completar.
Como saber se tenho sífilis?
Muito simples. Há vários tipos de exames, bastante precisos, disponíveis na rede pública. Podem ser realizados em qualquer estágio. Por isso, na dúvida procure sempre o médico e relate seus sintomas. Gestantes devem obrigatoriamente fazer este exame, pois a sífilis pode ser transmitida para os bebês.
Há tratamento?
Sim, e é totalmente eficaz e simples. Injeções de penicilina consistem, ainda nos dias de hoje, no tratamento mais indicado e eficiente. A cura é total.
Como prevenir?
O uso de preservativos ainda é a forma mais eficaz de prevenção.

Lembre-se sempre: sexo seguro é o melhor de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário