domingo, 30 de novembro de 2014

Óleos, essências e tinturas - aromaterapia na magia.


 Todos já sabem que dentro da wicca praticamos diversas práticas: herbologia, divinação, meditação e etc. Uma dessas práticas é a aromaterapia.
 A aromaterapia envolve muitos mateirais: essências, óleos, tinturas e etc. Por isso vou me abster de contar a história inteira de todos eles e partir para o que vocês realmente têm que aprender.

ESSÊNCIAS
As essências tem um uso parecido com o do incenso e são utilizadas para energizar e transmutar energias, funcionando como purificadores e condutores de energias e vibrações também.
Você pode usar as essências  em  inalações, massagens, compressas, chás, incensos, meditações, chakras, vaporizadores e velas aromáticas. Cada uma dessas formas de uso exiige métodos simples que podem ser usados por qualquer pessoa, sempre usando de bom senso para a essência escolhida. Veja alguns exemplos:

Vaporizador
 - Utiliza o calor de uma vela para vaporizar a essência ou óleo aromático pelo ambiente. (nesse caso ela já é uma espécie de incenso)

Massagem
 - Utiliza diluído em óleo vegetal e é massageado pelo corpo. (nesse caso a essência é chamada de óleo essencial)

Compressa
 - Pode ser quente ou fria, o óleo é misturado a água morna. (nesse caso a essência é chamada de óleo essencial)

Spray
 - Ideal em borrifamentos para desodorizar, limpar, desinfetar ou perfumar.

Banho
 - Adicionar algumas gotas a banheira para perfumar, relaxar e estimular.
As propriedades terapêuticas e mágicas das essências são de acordo com a planta da qual ela foi extraída, mesmo assim vou citar alguns exemplos:
  •  Alecrim Anti-depressivo e anti-reumático, combate ansiedade, fadiga mental, estafa, indecisões é também indicado para aqueles que tendem sempre a guardar, reter sentimentos como mágoas e ressentimentos, liberando estas energias já densas, alterando o seu padrão, realçando o exercício do perdão e trazendo a alegria e o amor á tona em nossos comportamentos.
  • Alfazema Calmante, estimulante para o cérebro, levanta o astral, proporciona relaxamento, favorece a fertilidade, faz brotar vocações interiores. Aos que agem de maneira impensada ou sentem insegurança para agir despertando o discernimento. Atua no sistemas nervosos do corpo acalmando-os, permitindo diminuir as culpas de atos impensados e ajudando a manifestação da intuição. Limpa o ambiente.
  • Arruda Promove a queima interna ativando o elemento fogo dentro de nós. Dissipa os elementos densos e negativos e limpa os nossos arquivos, trazendo consciência plena de nossos potenciais, inclusive os espirituais. Alivia a dor de cabeça, atua contra reumatismo, problemas cardíacos e histeria, estimulante do apetite e da digestão, antiespasmódico, purificação e limpeza dos ambientes, não deve ser usado por gestantes.
  • Artemísia Aos que "fabricam" pensamentos com ansiedade a ponto de gerar emoções grosseiras e irreais. Traz à razão o padrão de suas próprias idéias, rapidamente e com consciência.
  • Camomila Para aqueles que criam tanta expectativa em relação ao futuro que se desequilibram emocionalmente, tentando digerir algo que ainda não foi cozinhado. Essa flor desperta neles, a energia da calma, da confiança e da paciência.
  • Canela Prosperidade, bom para ambientes comerciais.
  • Hortelã-Pimenta Para as pessoas que se privam de liberar suas emoções por conceitos do tipo: "não sei se fica bem...", "o que os outros vão pensar...". "esta atitude não cabe a uma pessoa do meu nível..." etc. Essa flor libera o que ficou retido de forma descontraída.   
  •  Jasmim Afrodisíaco, atrai a paixão, melhora o humor, a espiritualidade e elevação das vibrações psíquicas.

ÓLEOS ESSENCIAIS
 Nunca devem ser confundidos com as essências. Posso dizer que de todas as tradições da aromoterapia uma das mais recentes e que está sendo a mais popular hoje são os óleos essenciais usados para propósitos mágicos.
 Devemos ter cuidado ao comprarmos óleos essenciais, porque não é muito fácil encontrar óleos essenciais 100% puros, na maioria das vezes os encontramos diluídos em agentes neutros como óleos vegetais ou álcool de cereais e etc. Mais cada um tem sua finalidade mais adequada.
 O óleo essencial 100% puro que nós encontramos em algumas lojas e que alguns wiccanos gostam de preparar (dispondo de um aparato nada modesto) são indicados especialmente para unção em qualquer ocasião. Porém também podem ser usados de diversas maneiras como em massagens, banhos ou infusões, utilizando um único óleo – ex: para aguçar a criatividade acrescente 10 gotas de óleo essencial ao seu banho e relaxe fazendo movimentos rotatórios na sua testa – ou então pode-se misturar mais de óleo – ex: para trazer alegria a um ambiente coloque em difusão 7 gotas de óleo de alecrim e 7 gotas de óleo de lavanda.
 Os óleos essenciais diluídos são os mais comuns e mais fáceis de se fazer em casa, acredito que as propriedades normais deles permaneçam as mesmas, embora ainda recomende o puro para unções. Com esse tipo de óleo essencial você pode fazer qualquer forma de magia associada a aromoterapia desde banhos e difusões até consagrações de velas e objetos mágicos.
 Como fazer o óleo essencial:
 Primeiro vc vai precisar de uma base que pode ser um óleo vegetal ou álcool de cereais. Depois vc deve macerar a planta da qual deverá pegar a essência num processo de cozimento em fogo baixo – até que ela comece a soltar um sumo ou uma espécie de óleo. Vc tbm pode usar essências prontas se preferir. E misture ao óleo base, a quantidade dos dois varia, mas geralmente se usa o dobro da essência  de óleo base.
Alguns exemplos de usos de óleos essenciais:
  •  Acácia- purificação, meditações e feitiços destinados ao incremento dos poderes psíquicos. Algumas vezes é usado na magia amorosa, especialmente para atrair amor.
  • Alecrim- Cura, proteção, poder e anulação de feitiços e maldições. Intensifica os poderes mentais e a vitalidade. 
  • Amêndoa- Atrair dinheiro. Qualquer que seja o problema financeiro que esteja passando, esfregue um pouco deste óleo em sua carteira e visualize-a cheia de dinheiro. Ele também pode ser usado na unção de velas verdes que devem ser acesas diariamente para ajudá-la a atrair dinheiro.
  • Anis- Poções e feitiços destinados a despertar ou intensificar os poderes psíquicos. Proteção contra o mau-olhado e ajuda os praticantes da magia a conjurar os espíritos benéficos
  • Baunilha- Ideal para quem busca poder e vitalidade. Empregado nos feitiços destinados a conjurar a sensualidade entre duas pessoas.
  • ·         Camomila- Amor, dinheiro, purificação, anulação de maldições e feitiços, sucesso nos jogos de azar.
  • Canela- purificações e em todas formas de trabalhos mágicos para atrair a boa sorte. Costuma-se dizer que ele provoca a paixão sexual..   
  • Cedro- Bravura e coragem.
  • Cravo- Feitiços destinados à cura, ao poder e à vitalidade.
  • Cipestre- Proteção contra todas as forças maléficas, negativas e traiçoeiras. Ele é excelente para ser empregado nos feitiços e nas poções quando alguém estiver vivendo uma maré de azar e deseja atrair a boa sorte para a sua vida.
  • Eucalipto- É usado para cura do corpo, da mente e do espírito. Use-o para ungir os bonecos que são destinados aos feitiços de cura e também para fazer a unção das velas e das pessoas doentes antes de realizar os rituais mágicos ou espirituais de cura.
  • Flor de maçã- Este óleo detém o poder de animar a feliciade. Se você está melancólico ou triste, experimente por umas gotas deste óleo sobre a cera quente de uma vela amarela.
  • Gardênia- este óleo é bastante usado na magia amorosa. Ele vem sendo amplamente utilizado nos encantamentos de amor, especialmente naqueles que são destinados a atrair os homens. Ele também é ótimo para a cura e possui vibrações particularmente especiais para a paz e harmonia.
  • Gergelim- Atrai um marido ou parceiro apaixonado, se empregado nas poções e feitiços com este destino. Usado também em rituais de cura.
  • Jasmim- Serve para magia amorosa. Serve como um imã quando é usado para atrair os homens, mas ele também pode ser empregado em feitiços para ambos os sexos. Contém poderes de purificação e ajuda nas meditações.
 TINTURAS
 Muitos também utilizam essa forma como perfumes mágicos. Nada mais é do que a imersão de plantas secas em álcool de cereais, tem as mesmas finalidades básicas dos óleos, entretanto não devem ser utilizadas para ungir velas por conter conteúdo inflamável.
 Como fazer tinturas:
Coloque uma xicara de ervas secas em um vidro e cubra-as totalmente com o álcool (deixe uns dois dedos de álcool passando das ervas), feche e agite bem o frasco. Deixe o de repouso por mais ou menos dois meses, depois desse tempo coe usando um pano de algodão e passe a tintura para um vidro fechado para a conservar melhor.

 Isso tudo é só uma mostra do enorme mundo da aromaterapia utilizada na magia, recomendo o livro do Scott Cunningham sobre óleos, incensos e infusões que está disponível aqui no blog para download, porém só possuo a versão em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário