Dublin - Cientistas da Queen"s University de Belfast (Irlanda do Norte) anunciaram nesta quinta-feira a criação de um perfume cujo cheiro não sai com o suor humano, mas se intensifica de acordo com a transpiração.
Os responsáveis pelo projeto desenvolvido no Queen"s Ionic Liquid Laboratories (QUILL), explicaram que conseguiram desenvolver um líquido perfumado cuja fragrância aumenta quando entra em contato com a umidade.
Segundo os cientistas, o perfume contém, entre muitos elementos, um "aroma bruto" associado ao "líquido iônico inodoro". O produto resultante emite um aroma quando entra em contato com água ou suor, fazendo com que permaneça na pele da pessoa.
Os pesquisadores afirmam também que este perfume tem a capacidade de eliminar os odores que provocam a transpiração humana, dado que os compostos químicos associados ao mau cheiro são absorvidos pelo líquido iônico e perdem intensidade.
O QUILL diz que a descoberta pode ter um enorme potencial comercial no setor dos produtos de beleza e do cuidado pessoal, pois oferece novas vias de desenvolvimento.
"Este é um grande avanço que utiliza sistemas recém descobertos de líquidos iônicos úteis para liberar o aroma de forma controlada", declarou Nimal Gunaratne, líder do projeto desenvolvido pelo laboratório.
Gunaratne ressaltou que seu "grande potencial comercial" não se limita só ao projeto de "perfumes e cremes cosméticos", mas pode ser "usado em outras áreas científicas, como aquelas relacionadas com a emissão lenta de certas substâncias".