terça-feira, 1 de julho de 2014

Síndrome de Fournier




publicidade
A síndrome de Fournier é uma doença rara, provocada por um infecção bacteriana, que afeta a região genital e provoca a morte das células, levando ao surgimento de sintomas semelhantes aos da gangrena, como pele escurecida, cheiro fétido e inchaço da região.
Geralmente, a síndrome de Fournier é mais comum em homens, em crianças ou idosos em estado debilitado, mas também pode afetar mulheres de qualquer idade.
síndrome de Fournier tem cura e não é contagiosa, porém o tratamento deve ser feito adequadamente e de acordo com orientação do ginecologista.

Tratamento para síndrome de Fournier

O tratamento para síndrome de Fournier pode ser feito com o uso de antibióticos, mas normalmente, inclui o uso de cirurgia para retirada do tecido morto.
Os cuidados de enfermagem na síndrome de Fournier são fundamentais no tratamento, pois é necessário fazer curativos diários com propriedades antibióticas.
Por se tratar de uma doença mutiladora, alguns pacientes podem necessitar de tratamento psicológico para suporte e esclarecimento de dúvidas que possam surgir.

Causas da síndrome de Fournier

As causas da síndrome de Fournier ainda não são conhecidas, mas a doença está relaciona com o desenvolvimento de bactérias E. Coli e outros microorganismos, que surgem devido:
  • Falta de higiene;
  • Pregas na pele, que acumulam bactérias;
  • Diabetes mellitus;
  • Obesidade mórbida;
  • Baixa vascularização e trombose nos vasos sanguíneos da região;
  • Pancadas com formação de hematomas;
  • Pequenas infecções.
Outros fatores de risco incluem doenças malignas, cirrose, alcoolismo e uso abusivo de drogas. Além disso, a utilização excessiva de antibióticos contribui para o aumento de casos da doença, que era muito rara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário