quarta-feira, 18 de novembro de 2015

3 incríveis dicas para acordar cedo todo dia, sem esforço

Milhares de pessoas adoram dormir e, principalmente, têm dificuldade em sair da cama. Mesmo que não durmam bem e acordem cansadas, essas pessoas não conseguem se levantar de maneira fácil. Será que não existiriam, para elas, algumas dicas para acordar cedo?
Acordar cedo é um hábito capaz de nos dar um enorme bem-estar e nos tornar pessoas mais produtivas. O problema é que esse é um hábito não muito simples de adquirir. Mesmo colocando o despertador para tocar cedo, nós acabamos sempre dormindo mais e mais.
A verdade é que colocar o despertador para tocar cedo não é a melhor maneira para adquirir o hábito de ser uma pessoa diurna. Não basta deitar-se oito horas antes da hora que se quer acordar.
Nosso corpo sabe (ou deveria saber) o quanto está cansado e o quanto precisa dormir para se recuperar. O problema é que não o ouvimos corretamente. Se ouvíssemos, iríamos para a cama quando estivéssemos cansados e acordaríamos naturalmente, sem despertador (com o perdão do trocadilho, não parece um sonho?).
Se optarmos por dormir e acordar sempre na mesma hora, algumas vezes iremos para a cama sem sono. Regra geral, se demoramos mais de 15 minutos para cair no sono após deitar, não estamos com sono suficiente. Estamos apenas perdendo tempo deitado, rolando na cama.
Além disso, não é todo dia que precisamos exatamente de oito horas de sono. Nosso corpo não é uma máquina baseada em algoritmos matemáticos. Algumas vezes precisamos dormir mais, outras menos.
Dormir mais do que seu corpo realmente precisa pode, no final de uma semana, “desperdiçar” cerca de 10 a 15 horas que poderiam ser aproveitadas de outra forma. Você já deve ter percebido que, quando dorme demais, seu corpo não acorda tinindo e recuperado. Algumas vezes, já acorda cansado, o que quer dizer que você pode não estar dormindo bem.

3 dicas para acordar cedo sem esforço

Dicas para acordar cedo
Caindo de sono? Confira três dicas infalíveis para acordar cedo.
Existem três dicas para acordar cedo que, se você seguir já a partir de hoje, irão melhorar exponencialmente a sua qualidade de vida. Essas dicas para acordar cedo são bem simples, mas não se engane: são dicas extremamente poderosas!

Dica 1: Não durma todo dia na mesma hora

Como vimos, se você vai dormir todos os dias na mesma hora, pode ser que vá para a cama sem sono em alguns deles. Sem sono, você fica rolando na cama, as preocupações aparecem, e aí é que o sono não vem mesmo.
Baseada nesses fatos, existe uma corrente que prega que você acorde todos os dias na mesma hora, inclusive nos finais de semana. Mas que só vá dormir quando estiver realmente com sono.
Só vá para a cama quando estiver com uma quantidade de sono que o impeça, por exemplo, de ler algumas páginas de um livro sem querer chochilar. Isso pode fazer com que você caia no sono cerca de três minutos depois que deitar e se ajeitar na cama.
Um fator é muito importante para esta dica: use a cama basicamente para dormir. Se estiver sem sono, vá ler um livro, ouvir música ou fazer qualquer outra coisa longe da cama. Tenha uma poltrona, um sofá ou qualquer outro lugar para fazer essas coisas.
De acordo com essas dicas para acordar cedo, isso vai deixar o seu organismo treinado como um cão adestrado. Cama, dorme. Cama, dorme. Cama, dorme. Com o tempo, assim que você cair na cama, irá dormir sem grande esforço.
Não parece uma maravilha comparado com aquelas lutas de até horas tentando dormir sem conseguir, rolando de um lado para outro na cama?

Dica 2: Não use a função soneca

Dicas para acordar cedo
Não siga nossas dicas para acordar cedo e acabe assim…
A sua hora de dormir vai variar de acordo com o seu sono, mas a sua hora de acordar deve ser sempre a mesma. Inclusive nos finais de semana (claro, isso se você não chegou da balada às cinco da manhã…).
Quando o alarme tocar na hora que você determinou para acordar, sente-se na cama, desligue o alarme, espreguice-se e levante.
Não fique pensando que seria bom dormir mais uns cinco minutinhos, como dizia aquela velha comunidade do Orkut. Quanto mais você relutar em levantar, mais chances terá de cair no sono novamente. Mesmo se a vontade bater, simplesmente levante-se e comece o dia.
O fato é que esses cinco minutinhos a mais de novo não trazem nenhum benefício para o seu sono, mas destroem a sua produtividade. Em cinco minutos, quando você estiver voltando à fase boa do sono, o alarme irá tocar novamente. E aí você vai ficando de mau humor.
Você precisará de poucos dias aplicando essas dicas para acordar cedo para criar o hábito. Alguns estudos apontam que a formação de um hábito leva de 21 a 31 dias consecutivos.
Pense nisso: em três ou quatro semanas usando essas dicas para acordar cedo o seu corpo estará plenamente condicionado a dormir apenas o necessário para se recuperar.
Você pode estar se questionando: mas e se eu dormir pouco em uma noite, não vou ficar o dia seguinte com sono?!
Vai sim, e isso é ótimo. Aliás, essa é exatamente a lógica dessas primeiras duas dicas para acordar cedo!
Exemplificando: se em uma noite você dormir pouco, na noite seguinte terá sono mais cedo e poderá ir para a cama assim que a vontade bater. Lembre-se: você vai para a cama quando estiver com sono.
Seu corpo vai aprender a “desligá-lo” quando for necessário, porque ele saberá que a sua hora de acordar é sempre a mesma!
Mesmo que você passe a dormir menos horas, você poderá se sentir mais descansado. Isso se chama efetividade, fazer mais com menos.
Não é exatamente o que queremos nesse desafio de Ser mais Produtivo? Ter mais horas acordados para curtir a vida sem ter que ficar cansado e se arrastando pelos cantos?
Quem sofre de insônia também pode se beneficiar dessas dicas para acordar cedo. É comum entre os insones ir para a cama mesmo quando não têm sono. O ideal, na verdade, é manter-se acordado até que o corpo comece a liberar os “hormônios do sono”. Os primeiros dias são os mais difíceis, logo depois tudo entrará no piloto automático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário