quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Por que devemos ter cuidado com remédios naturais?



A muito tempo se usa remédios naturais para combater os mais variados tipos de problemas. Os “raizeiro”, como são chamadas as pessoas que vendem esse tipo de remédio, são uma tradição em nossa cidade. A grande aceitação dos remédios naturais pela população tem muito a ver com a cultura local.
            No Mato Grosso do Sul, Estado de grande biodiversidade e com grande influencia de povos que praticam o uso das plantas para combater doenças ou sintomas (como é o caso dos indígenas), é comum que as pessoas busquem na natureza, uma alternativa para amenizar seus males e combater doenças.    
                   O termo Remédio natural refere-se a qualquer substância disponível na natureza que tem propriedades passiveis de prevenir, tratar ou curar patologias (doenças). Remédios naturais abrangem terapias com medicação à base de ervas, componentes animais, minerais, ou vegetais.
            A crença de que medicamento natural não faz mal é muito difundida entre as pessoas. Os meios de comunicação ultimamente tem estimulado o uso de plantas como alternativa para combater doenças muito comuns entre a população, como é o caso da hipertensão, depressão e diabetes. Também temos visto muito a divulgação de plantas que prometem retardar o envelhecimento, emagrecer ou evitar doenças que ocasionam muito medo à população, como o câncer e o mal de Alzheimer.
            Acontece que o uso de remédios naturais não é tão inofensivo assim. A crença de que eles não causam nenhum tipo de efeitos colaterais e podem ser utilizados por qualquer pessoa é errada e, às vezes, pode ocasionar riscos muito maiores que os benefícios. Acontece que a maioria dos remédios naturais tem muito mais que uma substância ativa (aquela que vai fazer a diferença na hora do tratamento) atingindo muitos órgãos diferentes do nosso corpo. Alguns medicamentos a base de plantas tem seu principio ativo isolado e são chamados de fitoterápicos, dessa forma, quando lançados no mercado preveem em sua bula reações adversas e efeitos colaterais.
            Listamos, abaixo, algumas plantas cujos preparados naturais ou medicações fitoterápicas podem ser prejudiciais à saúde, principalmente de gestantes, diabéticos ou hipertensos, que utilizam medicamentos de uso continuo. No caso das gestantes, sempre é bom lembrar que, alguns princípios ativos contidos em um simples chá, podem ocasionar diversos problemas, incluindo o aborto espontâneo.

ALCACHOFRA – NÃO DEVE SER UTILIZADA  POR QUEM USA  DIÚRETICOS,COMO FUROSEMIDA ,HIDROCLORTIAZIA E CLORTALIDONA, POIS AUMENTAÇÃO O RISCO  DE QUEDA REPENTINA DA PRESSÃO ARTERIAL, AUMENTA A EXCREÇÃO DE POTÁSSIO LEVANDO A HIPOCALEMIA       (OCASIONA EXCESSO DE CAIMBRA E DORES).
 
ALHO – NÃO DEVE SER USADO  DIABÉTICOS  QUE FAZEM USO DE INSULINA ,POIS CAUSA DIMINUIÇÃO EXCESSIVA DOS NIVEIS DE AÇUCAR NO SANGUE.
- USUÁRIOS DE CAPTOPRIL E PROPRANOLOL DEVEM EVITAR COMPOSTOS COM EXTRATO DE ALHO   POIS POTENCIALIZA A AÇÃO DO MEDICAMENTO LEVANDO A HIPOTENSÃO  SEVERA.  TAMBÉM DEVE SER EVITADO POR PESSOAS COM PROBLEMAS DE TIREÓIDE.
BOLDO – NÃO DEVE SER UTILIZADA COM MEDICAMENTOS ANTICOAGULANTES, POIS PODE CAUSAR SANGRAMENTOS.


CAMOMILA - PROLONGA A AÇÃO DOS ANTIDEPRESSIVOS, FENOBARBITAL E DIAZEPAN.
NÃO DEVE SER INGERIDO EM EXCESSO POR  GESTANTES POIS DIFICULTA A  ABSORÇÃO DE FERRO.

CÁSCARA SAGRADA - AUMENTA PERDA DE POTÁSSIO E POTENCIALIZA O EFEITO DA DIGOXINA PODENDO CAUSAR TAQUICARDIA E AUMENTO DE PRESSÃO;



CASTANHA DA ÍNDIA – NÃO DEVE SER UTILIZADO PARA DIABÉTICOS ( INSULINO DEPENDENDES ), PESSOAS QUE UTILIZAM  AAS, IBUPROFENO,  ANTINFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDES,RANITIDINA E HIDROXIDO DE ALUMINIO.È  IRRITANTE DO TRATO GASTRO INTESTINAL.

CIMÍCÍFUGA – POTENCIALIZA  EFEITO DE MEDICAMENTOS ANTI-HIPERTENSIVOS,PORTANTO NÃO ACONSELHAVEL AOS HIPERTENSOS, E SE USADO COM METRONIDAZOL PODE CAUSAR NÁUSEAS E VÔMITOS. NÃO DEVE SER USADO POR PESSOAS QUE UTILIZAM ANTICONCEPCIONAIS ORAIS, POIS  PODE DIMINUIR A EFICÁCIA DO MEDICAMENTO.

EQUINÁCEA – PODE SER UTILIZADO  NO MÁXIMO POR 8 SEMANAS, NÃO DEVE SER UTILIZADO POR QUEM TEM OU TEVE TUBERCULOSE, ESCLEROSE MULTIPLA, AIDS.Se UTILIZADO COM CETOCONAZOL E AMIODARONA PODE SER MUITO PREJUDICIAL  AO FIGADO.

ERVA-CIDREIRA – INTERAGE COM MEDICMENTOS PARA O SISTEMA NERVOSO E CAUSAM  AUMENTO DE  SEUS EFEITOS SEDATIVOS.

                            CENTELLA ASIÁTICA - USADO COM DEXAMETASONA, POTENCIALIZA O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO.

ERVA DE SÃO JOAO (HYPERICUM)                                                                               
-INIBE A ABSORÇÃO DE FERRO, NÃO SENDO RECOMENDADA PARA GESTANTES E LACTANTES, BEM COMO PESSOAS QUE  POSSUEM ANEMIA.
  - EM CONJUNTO COM ANTICONCEPCIONAIS ORAIS, PODE RESULTAR EM GRAVIDEZ INDESEJADA E AUMENTA O RISCO DE HEMORRAGIA.
- QUANDO UTILIZADO COM DIGOXINA E TEOFILINA DIMINUI  OS NÍVEIS SANGUINEOS, COMPROMETENDO SUA AÇÃO.
- COM OMEPRAZOL CARBAMAZEPÍNA, NIFEDIPINA, SINVASTATINA, TEOFILINA, AMITRIPTILINA, IMIPRAMINA E MIDAZOLAM, OCORREM POTENCIAÇÃO DAS REAÇÕES ADVÉRSAS COMO BOCA SECA, FADIGA, DISTURBIO DE SONO, AGITAÇÃO, ANSIEDADE E CONSTIPAÇÃO, POIS AUMENTA O TEMPO DO MEDICAMENTO NO SANGUE.
- ATENÇÃO – NUNCA UTILIZE HIPERICO COM INIBIDORES DE APETITE, BRONCODILATADORES, E ANTIDEPRESSIVOS COMO AMITRIPTILINA E IMIPRAMINA, ISSO PODE CAUSAR DANOS PELA CHAMADA SINDROME SEROTONINÉRGICA.
- TAMBÉM O HIPÉRICO DEVE SER TOMADO SEMPRE LONGE DAS REFEIÇÕES.

ERVA DOCE OU ANIS – QUANDO UTILIZADA COM DIAZEPAM,  HALOPERIDOL, CLORPROMAZINA, E QUALQUER MEDICAMENTO SEDATIVO, PROLONGA  O EFEITO  DOS MESMOS.


EUCALIPTO – A ADMINISTRAÇÃO ORAL DE OLEO DE EUCALIPTO( SEJA PURO OU COM MEL) POR LONGO PERÍODO DIMINUI A CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO E AUMENTA A IRRITABILIDADE,PRINCIPALMENTE SE  UTILIZADO AO MESMO TEMPO COM ALCOOL, DIAZEPAM, CARBAMAZEPINA OU FENOBARBITAL.
- A APRESENTAÇÃO EM FORMA DE ÓLEO DEVE SER EVITADA POR DIABÉTICOS, POIS POTENCIALIZA OS EFEITOS DA GLIBENCLAMIDA  E METFORMINA.

GENGIBRE - COMPROMETE   A  AÇÃO DE MEDICAMENTOS COMO LANSOPRAZOL, RANITIDINA E OMEPRAZOL.
- AUMENTA RISCO DE SANGRAMENTO QUANDO UTILIZADO COM AAS, IBUPROFENO, HEPARINA, VARFARINA E NAPROXENO.
- PODE INTERFERIR NA AÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA O CORAÇÃO, COMO A DIGOXINA.
- EM DOSES ELEVADAS DESENCADEIA SONOLÊNCIA
- DIMINUI OS NÍVEIS DE AÇUCAR NO SANGUE SENDO CONTRA-INDICADO PARA PACIENTES QUE UTILIZEM INSULINA, METFORMINA E GLIBENCLAMIDA, BEM COM PARA OS DIABÉTICOS EM GERAL.

GINKGO BILOBA – AUMENTA O RISCO DE SANGRAMENTO PARA PACIENTES QUE UTILIZEM AAS, IBUPROFENO E HEPARINA.
-                      DIMINUI A AÇÃO DE ANTICONVULSIVANTES (FENITOÍNA) , QUANDO UTILIZADOS COM MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS.POTENCIALIZA EFEITOS COLATERAIS COMO CEFALÉIAS( DOR DE CABEÇA) ,TREMORES, SURTOS MANÍACOS.
-                      QUANDO USADO COM SERTRALINA PODERA DESENCADEAR UM AUMENTO NOS BATIMENTOS CARDÍACOS, AUMENTO DE TEMPERATURA CORPOREA, AUMENTO DE SUOR, RIGIDEZ MUSCULAR E AGITAÇÃO.
-                      ALTAS DOSES DE GINKGO PODERÃO REDUZIR A FERTILIDADE EM HOMENS E MULHERES.

GINSENG – AUMENTA O RISCO DE SANGRAMENTO QUANDO UTILIZADOS COM AAS, IBUPROFENO E HEPARINA.


- DEVE SER EVITADO POR PACIENTES DIABÉTICOS QUE SE UTILIZEM INSULINA, GLIBENCLAMIDA E METFORMINA  POIS POSSUI GRANDE EFEITO HIPOGLICEMIANTE (DIMINUI O AÇUCAR NO SANGUE)  E PODE LEVAR A HIPOGLICEMIAV SEVERA.
- PRODUZ FALHA DE CICLOS MENSTRUAIS, AUMENTO NAS MAMAS DE HOMENS E DIFICULDADE DE MANTER EREÇÃO, BEM COMO AUMENTO DA LIBÍDO.
- O USO DE GINSENG COM ANTIDEPRESSIVOS (IMAOS) PODERÁ DESENCADEAR TREMORES, CEFALÉIA E INSÔNIA.
- ALTERA A PRESSÃO SANGUINEA E DIMINUI A EFETIVIDADE DE MEDICAMENTOS CARDÍACOS.
- PODERÁ OCASSIONAR EFEITO DE VARIAÇÃO CONTINUA DE PRESSÃO SANGUINEA O QUE É CONTRA INDICADO PARA  HIPERTENSOS.
- NÃO É RECOMENDADO A MULHERES GRAVIDAS OU EM FASE DE AMAMENTAÇÃO; A RELATO DE MORTE NEONATAL E DESENVOLVIMENTO DE CARACTERÍSTICAS MASCULINAS EM BEBÊS DO SEXO FEMININO APÓS A MÃE TER UTILIZADO GINSENG DURANTE A GRAVIDEZ.

GUACO – AGE AUMENTANDO A AÇÃO DAS TETRACICLINAS, CLORAENICOL, GENTAMICINA E PENICILINAS.



GUARANÁ – POTENCIA A AÇÃO DE ANALGÉSICOS.

HORTELÂ PIMENTA – INIBE  GRANDE PARTE DA ABSORÇÃO DE FERRO, O QUE É CONTRA INDICADO PARA GESTANTES, CRIANÇAS E ANÊMICOS.

KAVA- KAVA –  SE UTILIZADA POR MAIS DE TRÊS MESES PODE CAUSAR PROBLEMAS AO FÍGADO. NUNCA DEVE SER UTILIZADA COM AMIODARONA, PARACETAMOL, CETOCONAZOL E ANTIFUNGICOS ADMINISTRADOS POR VIA ORAL, POIS OS EFEITOS  COLATERAIS DO USO CONTINUO INCLUEM HEPATITE, CIRROSE E INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA.
- REDUZ A EFICACIA DO LEVODOPA
- POTENCIALIZA OS EFEITOS DOP ALCOOL, FENOBARBITAL, CARBAMAZEPINA, HOLOPERIDOL, FENITOÍNA E BIPERIDENO, ENTRE OUTROS.
MARACUJÁ – NÃO DEVERÁ SER UTILIZADO AO MESMO TEMPO COM DIAZEPAN, CLONAZEPAN, FENOBARBITAL, LORAZEPAN, CODEINA E OUTROS MEDICAMENTOS DA ESPÉCIE, POIS POTENCIALIZA A AÇÃO DOS MESMOS.

SALGUEIRO - PRODUZ EFEITOS TOXICOS AOS RINS SE UTILIZADO COM PARACETAMOL E  AAS.DIMINUI A ABSORÇÃO DE FERRO.
SENE – AUMENTA A PERDA DE POTÁSSIO E POTENCIALIZA A AÇÃO  DA DIGOXINA. EM USO PROLONGADO INTENSIFICA A AÇÃO DE MEDICAMENTOS ANTIARRÍTIMICOS, COMO A QUINIDINA, E AFETA OS CANAIS DE POTÁSSIO.
NÃO DEVE SER UTILIZADO COM HIDROCLORTIAZIDA E FUROSEMIDA POIS POTENCIALIZAM SUA AÇÃO.

SAW PALMETTO – PODE INTERAGIR COM ESTRÓGENOS PRESENTES EM TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL E EM ANTICONCEPCIONAIS, PREJUDICANDO SUA ABSORÇÃO.LIMITA A ABSORÇÃO DE FERRO.
VALERIANA -  POTENCIALIZA OS EFEITOS DOS MEDICAMENTOS PARA DORMIR, ANTIDEPRESSIVOS , ANESTÉSICOS E ALCOOL. PODE CAUSAR VÔMITO SE UTILIZADA COM METRONIDAZOL E DISSULFIRAN. EM DOSES PROLONGADAS É PREJUDICIAL AO FÍGADO




MEDICAMENTOS NATURAIS COM POTENCIALIDADE ABORTIVA QUE NÃO DEVEM SER UTILIZADOS DURANTE A GESTAÇÃO:

                                                                                                     

NOME POPULAR
NOME CIENTÍFICO
FAMÍLIA
1
SENE
Senna Alexandrina Mill.
Fabaceae
2
Arruda
Ruta graveolens L.
Rutaceae
3
Boldo
Pneumus boldus Molina
Monimiaceae
4
Buchinha-do-norte
Lufta operculata
Cucurbitaceae
5
Marcela
Egletes viscosa
Asteraceae
6
Canela
Cinnamomum verum
Lauraceae
7
Quina-quina
Coutarea hexandra
Ribiaceae
8
Cravo
Syzygium aromaticum
Myrtaceae
9
Aroeira
Astronium urundeuva
Anacardiaceae
10
Agoniada
Himatanthus lancifolius
Apocynaceae















Giani A. Z. Nogueira
Farmacêutico Especialista em Saúde Pública

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Conheça os 150 ativos dermatológicos mais usados e saiba como agem


Ácido Alfa lipóico: renova a superfície da pele, aumentando sua elasticidade, tônus e textura. Diminui a aparência de linhas, rugas, poros dilatados e cicatrizes.
Ácido Azeláico: bacteriostático e tem ação sobre a tirosinase, diminuindo a síntese de melanina.
Ácido Bórico: levemente adstringente e antisséptico. Possui propriedades bacteriostáticas e fungistáticas.
Ácido Glicirrízico: derivado do alcaçuz (Glicirriza glabra). Apresenta propriedades anti-inflamatórias, antialergênicas e descongestionante.
Ácido Glicólico: alfa-hidroxiácido, é encontrado naturalmente na cana-de-açúcar. Aplicado sobre a pele provoca vasodilatação, diminui a espessura e a compactação do estrato córneo, acelera a renovação celular da epiderme e estimula a síntese de colágeno.
Ácido Hialurônico: substância altamente hidrofílica (afinidade pela água) encontrada na nossa pele. Possui atividade biológica como principal glicosaminoglicana da derme, proporcionando visco-elasticidade a esta camada. Colabora no controle da hidratação da derme e no tônus da pele, além da prevenção da integridade das fibras de colágeno.
Ácido Kójico: obtido a partir da fermentação do arroz. É utilizado desde 1989 no Japão para o tratamento das hiperpigmentações. Tem efeito inibidor sobre a tirosinase, e consequente diminuição da síntese de melanina. Além disso, induz a redução da eumelanina em células hiperpigmentadas. Não provoca irritação e também não é citotóxico.
Ácido Lactobiônico: possui elevada ação antioxidante, hidratante e rejuvenescedora, vindo a ser excelente opção em produtos “anti-aging”. O poder cicatrizante do ativo permite sua utilização em produtos antiacnéico e em peles sensíveis.
Ácido Lático:  para a pele tem ação hidratante, umectante, indicado também para o clareamento e rejuvenescimento da pele.
Ácido Mandélico: trata-se de um alfa-hidróxiácido e cuja molécula é maior do que a do ácido glicólico tornando sua ação irritante menor. Possui ação antibacteriana, indicada para acne não cística inflamatória; suprime a pigmentação, promove o rejuvenescimento da pele envelhecida pelo sol e melhora a textura da pele. Além disso, tem sido usado para preparar as peles para o “peeling” a laser.
Ácido Retinóico: esfoliante com ação reestruturante aumenta a síntese de colágeno, sendo muito utilizado para tratamento de rejuvenescimento, estrias e manchas. Concentração usual 0,01 a 0,05% e em consultórios até 5%.
Ácido Salicílico: possui propriedades queratolíticas. É usado em aplicações tópicas em tratamento cosmético de hiperqueratinização e escamação da pele.
Ácido Tranexâmico: estudos recentes apontam uso do Ácido Tranexâmicono tratamento da melasma. Melasma é uma hiperpigmentação simétrica caracterizada por manchas irregulares marrons acinzentadas principalmente no rosto da mulher. Diversos fatores podem contribuir para o surgimento dessas manchas, um exemplo é a exposição aos raios ultravioleta (UV) da radiação, especialmente raios UVA em luz do sol.
Ácido Tricloroacético: em concentrações de até 30% é usado para o tratamento de cicatrizes da acne e do envelhecimento cutâneo. Em concentrações maiores é usado no condiloma acuminato, verrugas e “peelings”.
Ácido Undecilênico: possui ação fungistática de uso tópico.
Acnebiol: ativo antiacne composto por uma associação de ácido salicílico, oligozinco, silício orgânico e extratos botânicos. Normaliza a queratogênese, refina a textura da pele e estimula o processo de cicatrização.
Adenin: é um agente clareador conhecido como o ácido retinóico do  verão, pois não é fotossensível. Recupera eficazmente as peles fotodanificadas sem causar irritação. É capaz de atrasar e reverter as mudanças celulares relacionadas à idade, portanto é indicado para rejuvenescimento (ou prevenção do envelhecimento).
Alantoína: princípio ativo encontrado no confrey, nas sementes de tabaco, na beterraba, no germe de trigo. Favorece a proliferação celular, acelerando a regeneração da pele lesada. Proporciona uma rápida epitelização em zonas lesadas da pele ou submetidas a um grande desgaste ou a interpéries do tempo. É excelente cicatrizante, calmante, amaciante sobre tecidos.
Alfa-Bisabolol: anti-inflamatório, cicatrizante e antisséptico suave. É obtido da destilação direta do óleo de candeia (Vanilos mopsis erytropapa).
Alfa-Hidróxiácido (AHA): constituem um grupo de substâncias normalmente encontradas em frutas e alimentos e, por isso, são conhecidos como ácidos de frutas. São eles, o ácido glicólico, ácido lático, ácido cítrico, o tartárico, o málico e o mandélico. Os alfa-hidróxiácidos aumentam a retenção de água da epiderme e em altas concentrações aumentam o processo de renovação celular. Indicado como amaciante, hidratante e esfoliante.
Algisium C (Metilsilanol Manuronato): ativo multifuncional. Possui ação antirradical livre e anti-inflamatória. Previne a glicação das proteínas. Pode ser usado em tratamentos estéticos faciais e corporais (restaura a elasticidade, a tonicidade, hidratação e firmeza da pele.É muito usado também no tratamento da celulite e da gordura localizada).
Algowhite: é o extrato concentrado da alga marrom Ascophyllum nodosumcom propriedades clareadoras, esfoliantes e protetoras. Age por três mecanismos: clareando, esfoliando e atua na proteção contra os radicais livres, deixando a pele mais branca, livre de manchas e com mais luminosidade.
Alistin: apresenta efeito “anti-aging”.  É um pseudopeptídio biotecnológico com atividade prolongada, considerado um antioxidante universal que protege moléculas hidrofílicas e lipofílicas, protegendo o DNA e as proteínas da pele. Possui ação antiglicação: previne a ligação cruzada (”cross-linking”) das proteínas. Combate à propagação do estresse oxidativo das moléculas hidrofílicas, protegendo as enzimas e as proteínas.
Aminoácidos da Seda: proporciona proteção e brilho aos cabelos.
Antipollon HT: despigmentante de ação física, muito seguro e de alta afinidade pela melanina, capaz de adsorver da pele o excesso deste pigmento, sem apresentar absolutamente qualquer efeito sensibilizante ou irritativo, indicado especialmente no início do tratamento das manchas.
Aquaporine active: promove hidratação profunda da pele através do aumento das expressões das Aquaporines-3, canais protéicos responsáveis pela circulação de água entre as células.
Arbutin: um poderoso despigmentante de origem natural com excelente “performance” comprovada. Ele foi criado para acabar com os inconvenientes técnicos de um dos mais eficientes despigmentantes do mercado, a hidroquinona. Além da sua elevada instabilidade na presença de luz, a hidroquinona também apresenta caráter lesivo quando em contato com a pele. Arbutin é um derivado estável da hidroquinona também com ação inibidora sobre a tirosinase, sem causar irritação e com menor citotoxicidade, sendo uma alternativa segura para tratamentos de hipercromias. Age impedindo a produção de melanina no local que é aplicado.
Argireline: é um hexapeptídeo modulador da tensão muscular facial com atividade redutora de rugas e linhas de expressão, de forma natural e não invasiva. Alternativa à toxina botulínica e sem injeções, portanto não é um tratamento invasivo e dolorido. Assim como a toxina botulínica, Argireline age na terminação nervosa, reduzindo a liberação de neurotransmissores na junção neuro-muscular, evitando que o músculo se contraia e assim prevenindo e reduzindo as linhas e rugas de expressão (causadas por movimentos repetitivos), mas especificamente as rugas ao redor dos olhos, lábios, nariz e testa. Não altera a função dos músculos de expressão facial, mantendo a expressão natural da face, além de deixar a pele elástica e hidratada.
Ascorbosilane C: redutor dos radicais livres. Ação maximizada pela presença de ácido ascórbico (Vitamina C), regenerador do tecido cutâneo.
Asebiol: hidrolisado de proteínas, piridoxina, niacinamida, pantenol, alantoína e biotina. Usado para peles e cabelos mistos e oleosos tem ação adstringente, reguladora da secreção. Anti-irritante e antipruriginoso. Não provoca hipersecreção sebácea, nem efeito rebote.
Auxina tricogena: é um fito complexo de ação tônica sobre o couro cabeludo. Melhora o trofismo da raiz dos cabelos, exercendo efeito revitalizante. Sua ação ocorre por meio da normalização das trocas metabólicas e respiratórias da raiz capilar, assim como a circulação sanguínea da fase anagênica.
Azeloglicina:  ação despigmentante e sebostática, controlando a produção de sebo, podendo também ser utilizado no tratamento da acne.
Belides: é o extrato obtido da flor da margarida, produz uma variedade de efeitos que são utilizados na fitomedicina, entre eles os efeitos antifúngicos, antimicrobianos, antioxidantes, anticancerígenos e neuroprotetores. Belides apresenta um forte efeito inibitório da melanogênese e da Endotelina-1 (peptídeo secretado na pele em resposta à irradiação ultravioleta) proporcionando atividade despigmentante. É um produto natural indicado no tratamento de hiperpigmentações e em peles envelhecidas.
Bioex camomila: complexo de substâncias extraídas da camomila, destinado ao clareamento dos cabelos, com uso contínuo.
Bioex capilar: indicado no combate a queda capilar, é um complexo que reúne os principais ativos das seguintes matérias-primas: Jaborandi, Quina, Capsicum, Pólen, Arnica, Urtiga, Ginseng Brasileiro, Gema de Ovo e Gérmen de Trigo. É enriquecido com aminoácidos e mucopolissacarídeo. Estimulante do metabolismo celular e da circulação periférica.
Biorusol: ativo derivado da rutina extraída de Amsonia tahernaemontana L., com atividades anti-inflamatória, antiedematosa e vasoprotetora, capaz de diminuir a permeabilidade vascular da pele inflamada. É bastante indicado em problemas microcirculatórios, como couperose e celulite. Além disso, Biorusol II SCA tem capacidade de suprimir o desenvolvimento do eritema e edema induzidos pelos raios ultravioletas, além de muito eficaz para a olheira.
Bioskinup contour: tratamento para olheiras, bolsas de edema e gordura na região periorbital.
Biossulphur: enxofre biodisponível, com atividade superior à do enxofre comum; regulador da secreção sebácea, age como redutor da oleosidade, antiacneico, secativo, e também atua na caspa e seborreia.
Biowhite: é um efetivo despigmentante formulado através de extratos de plantas.
Bont L´peptide: efeito similar à toxina botulitíca tipo A, para a diminuição das rugas, de expressão faciais provocadas pela contração dos músculos durante a fala ou qualquer expressão facial.
Cafeisilane C: indicado como anticelulítico, redutor de medidas, tratamento de bolsas de gordura ao redor dos olhos e pós-procedimentos corporais.
Calmaline: promove o alívio na pele, reduzindo rugas finas; melhora os sinais da pele sensível assim como: redução da sensação de ressecamento e desconforto após uma indução química.
Ceramide III: as ceramidas são componentes naturais do estrato córneo, fazendo parte da barreira lipídica. Com a idade e casos de psoríase e dermatite atópica, a quantidade de ceramidas decresce. Ceramide III é indicado como coadjuvante no tratamento dessas enfermidades, no tratamento de peles envelhecidas, no reparo de peles secas e sensíveis e no tratamento de cabelos danificados.
Coffeeskin: antioxidante global que atua no foto e crono-envelhecimento. Com efeito antioxidante global, o Coffeskin se consagra no mercado mundial por ser uma associação de extrato de café com o bioflavonóide succinil rutina (derivado estável e hidrossolúvel) e carcinina, que reduz a fragmentação do DNA foto-induzida. É rico em polifenóis, bioflavonóides e potentes antioxidantes globais, que normalizam o equilíbrio celular conferindo “proteção tecnológica avançada” à pele e tratamento intensivo no foto e cronoenvelhecimento.
Coenzima Q10: é uma substância normalmente produzida pelo nosso organismo, mas essa produção decresce à medida que a idade avança. Após os 30 anos a quantidade fabricada é tão pequena que o nutriente se tornará essencial, pois suas células não obtêm a quantidade suficiente de Coenzima Q10. É utilizado como medicamento para melhorar o funcionamento cardíaco e doenças crônicas relativas ao envelhecimento e em cosméticos previne o envelhecimento, pois inibe a oxidação dos constituintes lipídicos da pele, protege a mesma contra o estresse oxidativo, melhora a hidratação e elasticidade, auxiliando também na diminuição das rugas e linhas de expressão.
Colágeno Hidrolisado: é rico em aminoácidos essenciais à manutenção do equilíbrio fisiológico da pele e cabelos, e, portanto, é indicado como agente de “performance” em condicionamento, maciez e suavidade nos cabelos, principalmente os cabelos danificados por processos químicos, como tingimento, descoloração, permanentes, sol ou poluição em excesso. Age aumentando a resistência dos fios de cabelo a estas agressões. Para a pele pode atuar como fonte de aminoácidos, assim como, colaborar no aumento da quantidade de água promovendo a hidratação da epiderme e auxiliando na diminuição das rugas finas.
Densiskin: complexo biológico exclusivo. Ajuda a atenuar as linhas e marcas de expressão por efeito de bioadesão molecular. Estimula a biosíntese de colágeno e aumenta densidade cutânea.
Composição:
  1. a) Biopeptídeo derivado do ácido glutâmico que tem ação mimética, que favorece os mecanismos de estímulo celular.
  2. b) Oligossacrídeo de fructose, um açúcar hidratante e umectante, formador de um filme bio-protetor. Ajuda a controlar a irritação e atenuar a inflamação epidérmica.
  3. c) Polissacarídeos de fito-plâncton (Porphyridium cruentum) que conferem efeito de adesão, atenuando sulcos e rugas.
Dióxido de titânio: filtro solar físico.
DHA (dihidroxiacetona): autobronzeador, atua no estrato córneo da pele. O processo de autobronzeamento ocorre nas camadas mais externas da epiderme, através da reação de Maillard, responsável pelo bronzeamento que ocorre entre o grupo amino da queratina da pele e o grupamento hidroxila da DHA, formando um produto de cor marrom, conhecido como melanoidina.
DMAE:  possui excelente ação firmadora e tensora, a curto e longo prazo. Nos estudos clínicos efetuados com  DMAE, os efeitos visualizados foram aumento da firmeza da pele, aumento da firmeza na área dos olhos, melhora do contorno facial e diminuição das rugas ao redor dos olhos e lábios.
Drieline: Estimulante sistema imunológico e anti-inflamatório. Usado em cremes e loções.
Dry flo: polímero natural, que proporciona toque suave, seco e sedoso em cremes e loções devido à sua capacidade de absorver a oleosidade da formulação.
D- Pantenol: nos cabelos atua, especialmente, como condicionador. Auxilia na retenção de umidade, espessamento e intumescimento dos fios, evitando a formação de pontas bipartidas e conferindo facilidade de penteado. Na pele e nas unhas, quando aplicado topicamente, o pantenol transforma-se em ácido pantotênico, regenerando as células epiteliais com rapidez. A deficiência do ácido pantotênico na pele conduz a cornificação, despigmentação e descamação.
Efaderma: é uma mistura dos três ácidos graxos essenciais: ácidos linoléico (Ômega 6), linolênico (Ômega 3) e araquidônico, que oferece nutrição para a pele, favorecendo a função barreira e mantendo a homeostase cutânea, importante para o reparo e cicatrização do estrato córneo. É um umectante com alto poder hidratante, capaz de restaurar a barreira natural da pele e reduzir a desidratação cutânea, além de reequilibrar a função das glândulas sebáceas.
EGF – Fator de Crescimento Epidermal: reduz e previne linhas e rugas pela ativação de novas células da pele; devolve uniformidade ao tom da pele, vitalidade e energia; recupera a aparência jovial da pele; elimina cicatrizes e manchas da pele.
Elastina: antienvelhecimento e hidratante.
Elastinol: deixa a pele mais firme, elástica e redensificada em curto espaço de tempo, podendo ser associado a diversos ativos, promovendo ação “anti-aging” sinérgica e potencializada.  Entre as ações do medicamento, estão uma ação anti-inflamatória nas camadas mais superficiais da pele e nas camadas mais profundas regula a síntese da elastina, do colágeno e das glicosaminoglicanas que são componentes do interstício celular.
Enxofre: secativo, adstringente, bactericida, antisséptico e desengordurante.
Extrato de Alcachofra: possui propriedades hidratantes, antirradicais livres e protetora da epiderme.
Extrato de alcaçuz: atua como agente anti-irritante e anti-inflamatório natural, pois ajuda suavizar e aliviar a pele irritada. Emoliente e refrescante.
Extrato de alecrim: ação dermopurificante, tonificante, estimulante celular, antioxidante, protetor de tecidos e ativador da circulação periférica. Pode ser usado em preparações para o couro cabeludo, estimulando a circulação e o crescimento capilar. Tem ação anticaspa, previne a queda e confere brilho aos cabelos.
Extrato de algas marinhas: é composto por vários tipos de algas que, associadas, potencializam o efeito de emoliência, umectação e hidratação. Protetora do tecido cutâneo e ativadora do metabolismo, usada como coadjuvante nos tratamentos cosméticos da celulite. Em tratamentos cosméticos para cabelos, confere mais brilho e volume.
Extrato de aloe vera: descongestionante, hidratante e cicatrizante. Especialmente indicado para tratamento de queimaduras, picadas de inseto e para proteger a pele nas sessões de radioterapia.
Extrato de arnica: Auxilia no tratamento de dores provenientes de torções e contusões diversas para combater inflamação, auxiliar na circulação do sangue, e é anti-inflamatório.
Extrato de aveia: confere ação hidratante e nutritiva. Proporciona uma ação amaciante, suavizante e umectante para pele seca e fragilizada. Atua ainda como condicionador e restaurador dos cabelos. Melhora a textura e o volume.
Extrato de barbatimão: tem ação adstringente, antisséptica, anti-inflamatória. Utilizado em preparações capilares no combate a oleosidade, caspa e seborreia, em produtos para afecções da pele e mucosa.
Extrato de bardana: adstringente, emoliente, remineralizante, suavizante, anti-inflamatória, antisséptica (bactericida e fungicida), antiacne, anticomedogênico, hidratante. Usado em preparações para psoríase, pruridos, acne, furunculose, seborreia, ulcerações, picadas de insetos e para queda de cabelo.
Extrato de calêndula: é utilizado como grande agente cicatrizante, antisséptico, bacteriostático, calmante, descongestionante e antissensibilizante. Normalmente estimulante da circulação local. É adstringente, tonificante, antisséptico e anti-inflamatório.
Extrato de camomila: possui propriedades calmante, fungicida, cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica.
Extrato de capsicum: rubefaciente, revulsivo, tônico capilar, antisséptico e estimulante da circulação periférica. Estimulante capilar na restauração do bulbo piloso, restaurador da pele do corpo e do rosto.
Extrato de castanha da índia: estimulador da circulação periférica. Usado em produtos capilares para reduzir a queda capilar e em produtos anticelulite como estimulante da circulação local. É adstringente, tonificante, antisséptico e anti-inflamatório.
Extrato de centella asiática: usado em produtos que têm a finalidade de reduzir a gordura localizada pelo mecanismo de ativação da circulação periférica, drenando os líquidos.
Extrato de confrei: rico em vitaminas nutre e hidrata a pele e os cabelos.
Extrato de erva doce: ação refrescante, desodorizante, suavizante, calmante, antisséptica, antioleosidade e anti-inflamatória.
Extrato de green tea: estimulante, adstringente, antioxidante, antilipêmico, antibacteriano. Melhora a microcirculação periférica, normalizando a permeabilidade capilar. Atua também como antirradicais livres por diminuir os níveis de ferritina e de peróxidos lipídicos caracterizando um potente efeito antioxidante na pele e no organismo como um todo.
Extrato de gingko biloba: ação profilática do envelhecimento celular e tratamento estético pela ação protetora contra radicais livres e pela inibição da destruição do colágeno.
Extrato de hamamélis: propriedades adstringentes. Usado em produtos para pele oleosa, acnéica e/ou com poros dilatados.
Extrato de hortelã: antisséptico, tonificante e adstringente.
Extrato de jaborandi: atua na circulação periférica e nutrição do bulbo capilar. Muito utilizado em produtos para atenuar a queda de cabelos.
Extrato de melissa: extrato vegetal calmante, usado em tônicos para peles sensíveis, suavizante e “anti-stress”.
Extrato de própolis: extraído do mel de abelhas. Possui ação secativa, hidratante, antisséptica, adstringente, cicatrizante, hemostático, bactericida e fungicida.
Fator ARL: antienvelhecimento indicado para área dos olhos.
Fomblin HC/25: Protege a pele contra frio e calor, suaviza e amacia, confere espalhabilidade nos cremes, emulsões e géis.
Fomblim HC/R: emoliente protetor.
Glicospheras de vitamina C: nanopartículas adaptadas para estabilizar a vitamina C pura (L-ácido ascórbico) por muito mais tempo, assegurando boa absorção e eficácia quando aplicada sobre a pele. São indicadas como clareadores, para o tratamento e prevenção da pele fotodanificada, como hidratantes e rejuvenescedoras.
Gluconolactona: apresenta propriedade umectante por atrair e fixar água. Possui ação antioxidante, por manter a integridade dos produtos. Atividade anti-inflamatória por reduzir as lesões inflamadas.
Hair active: ativo extraído do tremoço, rico em peptídeos, vitaminas e oligoelementos, desenvolvido especialmente para estimular e revitalizar o crescimento capilar, através do aumento da atividade mitótica e síntese proteica do bulbo capilar, o que aumenta a densidade do fio de cabelo.
Haloxyl: é usado no tratamento reestruturante e despigmentante dos tecidos conectivos frágeis do contorno dos olhos. Seu efeito anti-inflamatório contribui para redução da vasodilatação e da permeabilidade dos vasos capilares.
Happybelle: é um ingrediente ativo composto por um complexo de fitoendorfinas do Vitex agnus castus com ciclodextrinas, complexo este encapsulado em lipossomas. Apresenta as seguintes propriedades: estimulação da proliferação de fibroblastos; estimulação da migração de queratinócitos; revitalização; hidratação; suavização de rugas; calmante para a pele.
Hexatrate: oferece proteção antiperspirante prolongada e segura para a pele, com ação antisséptica (desodorante) e neutralizante do odor, com aplicação em peles mais sensíveis, pois tem menor potencial irritativo quando comparado aos sais de alumínio.
Hexilresorcinol (Synovea® HR): excelente ativo para clareamento de pele. Age regulando pelo menos cinco diferentes etapas no processo da melanogênese.
Hidroquinona: É um agente despigmentante usado topicamente. A despigmentação não é imediata, pois a hidroquinona interfere principalmente na produção de melanina nova, inibindo a atividade da tirosinase. Em segundo lugar, mais lentamente, a hidroquinona provoca mudanças estruturais nas membranas das organelas dos melanócitos, acelerando a degradação dos melanossomos. O efeito clareador da hidroquinona aparece geralmente após um mês de uso. A despigmentação obtida é reversível, bastando para isto a sua interrupção. Por esta razão, deve-se fazer uso de bloqueadores solares durante e após o tratamento.
Hidrovital plus: promove sensação de hidratação imediata, aumento de flexibilidade, maciez e elasticidade, uniformização do relevo cutâneo e proteção contra os danos do estresse oxidativo e da radiação UV.
Hidroviton: complexo hidratante com atividade altamente nutritiva, feito a base de aminoácidos, lactato de sódio, uréia e alcoóis polivalentes.
Hidroprolisilane C: é um silanol usado em produtos antienvelhecimento, principalmente por suas propriedades citoestimulante e regeneradora. Estimula o organismo a intensificar a produção de colágeno e elastina, induzindo a uma regeneração tecidual. Normaliza a permeabilidade dos capilares e recupera a elasticidade da pele.
Hilurlip: feito com partículas micronizadas de ácido hialurônico, formulado para ser usado como preenchimento das linhas verticais dos lábios e atua no antienvelhecimento labial, ocasionando aparência mais jovem e atraente.
Hydrasalinol: é um agente hidratante e reestruturante da pele. Possui efeito protetor contra as agressões ambientais reduz sinais e melhora o relevo cutâneo, deixando a pele mais lisa e uniforme.
IDB light: é um cosmecêutico composto pela idebenona veiculada em Lipossomas PML que através dessa nanotecnologia inibe a síntese de melanina e apresenta um perfil de tolerância muito superior e não citotóxica. Sendo assim é considerado um despigmentante que não sensibiliza a pele a ponto evitar ardência e vermelhidão, somado a um antioxidante ideal para tratamento “anti-aging”.
IGF Fator de Crescimento Insulínico: Reduz e previne linhas e rugas, aumenta os níveis de colágeno e elastina da pele, reduz manchas avermelhadas, possui efeito redutor de gordura facial e corporal, fortalece os cabelos.
Iris iso: é um extrato hidroglicólico contendo isoflavonas do lírio Iris florentina. Dentre suas ações, o Iris iso inibe as atividades das colagenase e elastase, evitando a degradação da matriz extracelular da pele (colágeno e elastina), reforça a barreira cutânea assegurando a hidratação, diminui a superfície total e a profundidade das rugas. Resumidamente, o Iris iso aumenta a hidratação, elasticidade e atenua as marcas de expressões da pele.
Kinetin: é uma combinação sinérgica de ação “anti-aging” que agrega em si todos os benefícios do Adenin, ácido alfa lipóico e VC-PMG (derivado da vitamina C estabilizada). É indicado ao tratamento e prevenção do crono e foto envelhecimento. Seu uso proporciona uma redução das rugas e manchas, melhora na aspereza, brilho e hidratação da pele.
Lactokine Fluid: é um ativo cosmético derivado do leite desenvolvido especificamente para estimular as funções regenerativas das células da pele, com forte ação anti-inflamatória e capaz de normalizar as funções da pele, tornando-a apta a se defender com maior eficiência contra diversos tipos de agressões.
Liporeductil: apresenta, comprovadamente, quatro efeitos específicos e benéficos para o quadro da celulite: 1. Prevenção do seu aparecimento devido à inibição da formação dos adipócitos; 2. Captura de subprodutos da peroxidação; 3. Ação lipolítica (proporcionada pelos clássicos extratos anticelulíticos); 4. Ativação da microcirculação.
LN2 Out: Sistema de Tratamento Dermocosmético Integrado inovador, formulado para ativar as funções vitais da pele, promover bem-estar, equilíbrio e prevenir o envelhecimento. Apresenta em sua constituição, nutrientes essenciais que atuam em sinergia. Eficácia comprovada na melhora da aparência da pele.
Longevicellobtido das folhas da murta, Myrtys communis, é rico em frações de açúcares contendo oligogalacturonanos, retarda o envelhecimento acelerado da pele por limitar a degeneração tecidual. Longevicell age de maneira global nos processos de envelhecimento tratando não somente os seus efeitos, mas também as causas básicas que desencadeiam o processo.
Longevinol: composto por um “blend” de açúcares, age nos mecanismos moleculares envolvidos na longevidade tecidual celular, da face e corpo, de peles maduras e envelhecidas precocemente. É um regenerador celular que modula a expressão de mediadores de envelhecimento, cientificamente denominados SIRT-1; estimula a comunicação celular por proteínas transmembranas, as caveolinas-1; e limita o processo de envelhecimento do colágeno suavizando assim rugas e linhas de expressão de maneira altamente eficaz.
Matipure: complexo de microcápsulas carregadas com óleo de nigela egípicia e semente de abóbora com ação sebo-reguladora, isto é, purificante e anti-inflamatória. Este complexo absorve o excesso de óleo e libera os ativos, além de promover o efeito mate, eliminando a oleosidade da pele e proporcionando uma sensação de frescor e suavidade.
Matrixyl: atividade antirrugas e estimulante da matriz dérmica. Utilizado em produtos para pele madura e contorno dos olhos.
Melaslow: extraído a partir da tangerina japonesa, promove despigmentação e clareamento das manchas senis.
Melscreen coffee: óleo extraído a partir da semente do café. Possui propriedade lipolítica reduzindo o tecido adiposo. É um produto com propriedades excepcionais para os cuidados com a pele, atuando simultaneamente como regenerador da pele, antirrugas, antieritema (anti-UVB) e como regulador do fluxo de água na pele.
Microesferas de retinol: tecnologia patenteada de liberação prolongada da vitamina A tópica. Benefícios: renovação celular, aumento na síntese de colágeno e atividade antioxidante. As microesponjas aumentam a estabilidade da vitamina A nas formulações, assegurando a liberação lenta do retinol puro e intacto na pele.
Microesponjas de ácido salicílico: promove ação queratolítica, antiacne e antiaging de forma eficaz e segura.
Minoxidil: o(s) mecanismo(s) de ação do minoxidil ainda não é (são) conhecido(s). Discute-se sobre uma ação direta no epitélio do folículo ou indireta por vasodilatação ou ambas. É usado em tratamentos de alopécia (queda dos cabelos).
Nikkol VC-IP: derivado estável da Vitamina C, que se decompõe após penetração na pele. Usado como despigmentante na síntese de colágeno e na inibição de peroxidação lipídica. Pode ser usado durante o dia.
NMF (Fator Natural de Hidratação): é o grupo de substâncias químicas que compõem a capa córnea e que seriam responsáveis pela captação da umidade pela epiderme. Elas têm a capacidade de ligar a água aos tecidos. É um mecanismo de equilíbrio hídrico entre as camadas profundas da epiderme e o meio ambiente.
Nodema: ativo com propriedades inibidoras sobre a enzima conversora de angiotensina; exerce efeito antiedematoso e descongestionante. Ideal para se utilizar ao redor dos olhos.
Nonychosine: complexo fortalecedor de unha. Ativo que age como repositor, normalizando o crescimento das unhas, prevenindo o ressecamento, melhorando a resistência e a dureza, além de prevenir onicomicoses.
Octopirox: agente anticaspa com ação antibacteriana e antifúngica, que inibe a formação de substâncias irritantes no couro cabeludo.
Óleo de amêndoas: usado externamente para massagens e formulações cosméticas. Possui ação emoliente e previne a formação de estrias durante a gravidez.
Óleo de andiroba: na fabricação de sabonetes, velas, cremes hidratantes e outros cosméticos. Também utilizado como repelente de insetos, principalmente mosquitos.
Óleo de argan: o óleo de argan é rico em tocoferol, ácido fenólico, carotenos e ácidos graxos essenciais, como ácido linoleico e ômega 6. O óleo de argan age contra o ressecamento e o envelhecimento da pele, aumenta os elementos nutritivos para as células, estimula as trocas e a oxigenação celular, amacia os cabelos e trata casos de acne.
Óleo de calêndula:  usado para melhorar a textura da pele seca e rachada.  Reduz a inflamação e regeneração de tecidos.O óleo de calêndula alivia dores e regenera a pele de pacientes acamados, em pessoas com pele muito sensível ou irritação. Indicado para o tratamento de eczema, cortes, escoriações, mordidas de insetos e medusas.
Óleo de copaíba: em uso interno como antisséptico das vias urinárias, tratamento de cistites, afecções respiratórias (tosse, gripe, resfriado, bronquite e asma). Carminativo suave, aperiente e cicatrizante de úlceras no tubo digestivo. Em uso externo auxilia no tratamento de caspa, dermatite, urticária, psoríase e ulcerações no couro cabeludo.
Óleo de cravo: indicado para unhas fracas, combate micoses de unhas, frieiras e manchas brancas nas costas. É antisséptico, antibiótico, antiviral, antifúngico, anti-inflamatório, antiparasitário e analgésico.
Óleo de framboesa: indicado como auxílio no tratamento de peles secas e com descamação, coadjuvante na prevenção de dermatites e psoríase, coadjuvante no tratamento de ferimentos cutâneos como úlceras e queimaduras.
Óleo de jojoba: o óleo de jojoba tem ação emoliente, umectante, cicatrizante, queratoplástica, repositora da oleosidade natural da pele. Doador de brilho aos cabelos, restaurador, estimulante do crescimento dos cabelos e no tratamento da caspa. Excelente lubrificante e emoliente para peles secas, evita a evaporação da umidade da pele prevenindo o aparecimento de linhas finas e envelhecimento precoce. Indicado também no tratamento da acne, psoríase e queimaduras da pele.
Óleo de macadâmia: rico em Vitamina E, é a maior fonte vegetal do ácido palmitoléico e é rico em ácido oleico. É facilmente absorvido pela pele lubrificando e mantendo o teor hídrico cutâneo. Nos cabelos o óleo de macadâmia promove eficaz hidratação e nutrição aos fios, conferindo-lhes oleosidade natural e fortificando as fibras capilares da raiz às pontas, restaurando sua vitalidade, sedosidade e brilho. Forma um filme sobre os fios de cabelo, mantendo-os hidratados e protegidos de agressões provocadas por tinturas e alisamentos.
Óleo de maracujá: confere nutrição e hidratação ao tecido cutâneo aumentando a sedosidade da pele, devolvendo o viço natural da pele. Promove excelente toque seco
Óleo de melaleuca: ações antisséptica, desinfetante, cicatrizante, bacteriostática, germicida, antifúngica, imunoestimulante, expectorante, anticaspa.
Óleo de rosa mosqueta: é das sementes da Rosa Mosqueta, planta silvestre dos Andes Chilenos, que é extraído seu óleo.
Constituintes: Altas concentrações de betacarotenos e licopenos (polpa do fruto); altas concentrações de vitaminas A, B1, B2, E e K, além de minerais como K, Ca, Na, Fe, Mg; altas porcentagens de ácidos graxos poliinsaturados (44% de linoléico e 36% de alfalinoléico); ácidos graxos saturados: ácido palmítico (entre 3 e 5%), ácido palmitoléico (entre 0,1 e 5%), ácido esteárico (entre 1 e 2%); outros ácidos graxos como láurico, mirístico, araquidônico, gadoléico e behênico (entre 0 e 1%); ácidos ativos: ácido transretinóico ou tretinoína natural (entre 0,01 e 0,1%). Os produtos contendo óleo de Rosa mosqueta podem ser indicados para tratar ativamente ocorrências da pele, tais como:
  • cicatrizes cirúrgicas e quelóides em geral;
  • marcas recentes ou antigas de queimaduras, feridas e acne;
  • lesões de processos ulcerantes ou alérgicos;
  • prevenção e tratamento de estrias;
  • rugas, linhas de expressão muito acentuadas e linhas de envelhecimento;
  • pele ressecada ou descamando;
  • manchas na pele.
Óleo de urucum: é usado em formulações de bronzeadores, uma vez que o principal pigmento carotenóide que ele contém, a bixina, serve como filtro solar para a porção ultravioleta, em exposição demorada ao sol.
Óleo de uva: o óleo vegetal de semente de uva é finíssimo e com alto poder de penetração na pele, é ideal para ser usado juntamente com óleos essenciais em massagens. É leve e quase sem odor. Tonificante e revitalizante da pele. Previne estrias devido à alta concentração de alfa tocoferol. Já os ácidos linoleico e palmítico são os responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo revitalizando-o. Pode ser usado diariamente como óleo pós-banho.
Óleo essencial de laranja: extraído da casca da laranja doce, tem perfume suave e refrescante. Possui ação clareadora e antiacne.
Óleo essencial de lemongrass: natural da Índia, é conhecido também como Capim-Limão e Capim-Cidreira. Tem o aroma forte do limão e de grama fresca. É poderoso bactericida e excelente auxiliar no tratamento de pele, acne e poros dilatados. Alivia enxaquecas. Ótimo se usado em escalda pés. É também bom repelente de insetos.
Óleo essencial de menta: um dos óleos essenciais mais importantes. Estimula, refresca, resfria, restaura mente e corpo. Excelente para refrescar pés e couro cabeludo. Possui também ação analgésica e bactericida, podendo ser usado em óleos para massagens, xampus e loções.
Onymirre: atua ativando a circulação sanguínea local e favorecendo a hidratação da queratina que está se formando na matriz ungueal. Com isso acelera o crescimento das unhas, tornando-as mais fortes e flexíveis. Tem ação cicatrizante e antisséptica.
Osilift: forma sobre a pele um filme biológico viscoelástico, coesivo e contínuo, proporcionando efeito tensor. Também possui efeito antirrugas com o uso diário e aumenta a resistência da maquiagem na pele.
Óxido de zinco: é um filtro solar físico, com capacidade de refletir e/ou absorver a luz UV, formando um filme protetor na pele.
Papaína: é uma enzima extraída do mamão (Carica papaya). Vem sendo usada associada na forma de curativos, como um acelerador do processo de cicatrização, muito utilizado em tratamentos deúlceras de decúbito(escaras).
PCA-Na: agente umectante natural, conhecido por ser abundante na pele humana, ele ajuda a pele e os cabelos a se manterem com uma aparência saudável e viçosa.  PCA-Na, além de um excelente efeito hidratante (superior ao da Glicerina), é um produto seguro, que pode ser usado na pele e em mucosas, o que o torna especialmente indicado em praticamente qualquer tipo de formulação dermocosmética. Ele previne o ressecamento da pele mesmo em condições de baixa umidade.
Peróxido de benzoila: ativo consagrado no tratamento da acne por ter função bactericida, queratolítica e antiseborréica.
Phycojuvenine: extrato concentrado da alga Laminaria digitata, rico em polifenóis e polissacarídeos. É um excelente remineralizante e fortificante, tem propriedades protetoras e funciona como uma reserva de energia para nossas células.
Phytosphingosine: reduz a irritação da pele causada pela superexposição à radiação ultravioleta e também a inflamação das pápulas e pústulas causadas pelos comedões que bloqueiam os poros. Possui atividade antimicrobiana e anti-inflamatória usado em eczema tópico e assaduras de bebes. Combate o odor axilar, trata feridas e micoses.
Portulaca Extract:  possui ação analgésica, anti-inflamatória, anti-irritante, calmante cutâneo e antiedema. O extrato de portulaca é uma excelente alternativa para condições cutâneas extremas. É utilizado como coadjuvante dermatocosmético no tratamento de dermatites, rosácea, pós-peeling, pós-laser, acne, pós-barba e pós-depilação.
Queratina: condicionador altamente retentor de umidade. Melhora o volume, textura, brilho e maleabilidade dos cabelos. Também pode ser usado para tratar peles desidratadas e unhas quebradiças.
Radizen A: previne disfunções ou alterações da pele relacionadas ao envelhecimento (manchas, rugas, asperezas da pele). Também protege a pele da ação dos raios UV. Pode ser usado também no tratamento das peles acneicas e oleosas. Rico em vitamina A e E e bioflavonóides.
Raffermine: fortalecedor das estruturas moleculares da derme, firmador e tonificador da pele, aumenta a elasticidade dos tecidos. Estimula a retração dos fibroblastos para organizar as fibras de colágeno. Protege as fibras de elastina das enzimas que causam a flacidez.
Renew Zime: é ativo natural que atua na renovação celular. Ele reúne as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e emolientes cientificamente comprovadas da Romã, com as vantagens que tecnologia enzimática oferece. Ele atua diretamente na renovação celular, promovendo hidratação imediata, manutenção do equilíbrio hídrico da pele, estimulando a produção de colágeno e prevençao aos danos causados pelos raios UV.
Resorcina: é um produto com propriedades antissépticas, antifúngicas, antipruriginosas, esfoliativas e queratolíticas. Usado em cremes, pomadas e loções alcoólicas, geralmente associados a outros princípios ativos, para o tratamento da acne, eczemas, hiperqueratose, psoríase e seborreia do couro cabeludo.
Salicilato de metila: tem ação analgésica e anti-inflamatória sobre a pele. Usado topicamente em traumatismos musculares e das articulações.
Sebonormine: reduz a atividade secretora da glândula sebácea, limita a excreção do sebo para a superfície da pele e previne a proliferação bacteriana.
Semente de Abricott:  esfoliante suave, que pode ser usado em sabonetes, cremes de massagens e demais preparações onde a esfoliação seja necessária.
Sesaflash: é um ativo tensor com efeitos excepcionais, pois além de provocar uma modificação quase instantânea do relevo da pele, diminui a percepção das rugas, atuando também como hidratante.
Silicium P:  é um silício orgânico tópico que repõe o teor de silício perdido com o passar dos anos. Ele já está presente na estrutura dérmica atuando desta forma como reestruturador da estrutura dérmica. A quantidade de silício diminui com o passar dos anos e desta forma chega o envelhecimento. O silício está presente na pele, cabelos, unhas, cartilagens, tendões, ossos, vasos sanguíneos, válvulas cardíacas e outros. Ele consegue manter a água ligada ao ácido hialurônico contribuindo de forma muito importante para a hidratação da pele.
Skin Whitening Complex: é um fito complexo balanceado, que atua de forma complementar em diferentes etapas do processo de pigmentação da pele (atividade clareadora e suavizante da pele; ele atua não apenas sobre o mecanismo de síntese da melanina, mas também tem a capacidade de descolorir o pigmento que já está formado na pele). Sua eficácia é comparável à da Hidroquinona.
SNAP 8 solution: peptídeo com ação antirrugas com atividade 30% maior que a do Argireline. Reduz a profundidade das rugas causadas pela contração dos músculos da expressão facial, principalmente na testa e ao redor dos olhos.
Spheron: utilizado em produtos cosméticos para pele oleosa ou acneica promovendo controle de oleosidade e efeito mate.
Sulfeto de Selênio: agente antibacteriano, antimicótico, antisséptico e antisseborréico. Indicado no tratamento local de seborreias não exsudativas do couro cabeludo.
Tacrolimus: indicado em casos de eczema (dermatite atópica) proporcionando alívio dos sintomas. Pode ser utilizado por adultos e crianças.
Tensea lift: promove efeito tensor imediato e duradouro. Melhora o brilho e a textura da pele, além de contribuir na proteção de agressões diárias.
Tensine: é um agente tensor, rico em ácido glutâmico e prolina. Forma um filme altamente coesivo sobre a pele, elástico, resistente e contínuo, capaz de diminuir o número e a profundidade das rugas por algumas horas, tornando a pele lisa e suave, além de aumentar a durabilidade da maquiagem. É usado como efeito “lifting”, em cremes, loções hidratantes, sérum e géis, nas concentrações de 3 a10%.
TGF-B3: é um fator de crescimento especialmente “anti-aging”, pois além de induzir à proliferação de fibroblastos e produção de colágeno e elastina, também induz à proliferação de células epidermais e consequente renovação celular. Muito eficaz na cura de ferimentos cutâneos.
TGP-2: derivado do Fator de Crescimento Transformador (TGF). Possui ação seletiva, proporcionando clareamento efetivo de manchas cutâneas decorrentes da exposição à luz (UV). Além disso, retarda simultaneamente o crescimento de pelos. Tem atividade anti-inflamatória, o que diminui o escurecimento da pele decorrente de processos inflamatórios e é indicado para tratamento da dermatite atópica.
Thalapheras de vitamina C: possui ação anti-inflamatória e “anti-aging” (estimula a síntese de fibras de colágeno e elastina diminuindo as marcas de expressão e as manchas da pele). Também atua como foto protetor.
Tinosorb M: filtro solar UVA de alta estabilidade.
Tinosorb S: filtro solar de amplo espectro UVA/UVB (foto estável).
VC-IP: derivado estável da Vitamina C, que se decompõe após penetração na pele. Usado como despigmentante na síntese de colágeno e na inibição de peroxidação lipídica. Pode ser usado durante o dia.
VC-PMG: derivado de vitamina C hidrossolúvel, estável, capaz de liberar L-ácido ascórbico livre nas camadas internas da pele. O L-ácido ascórbico previne e trata o envelhecimento atuando através de três mecanismos: estímulo da síntese de colágeno, ação despigmentante e antioxidante.
Vegelip: “blend” de lipídios vegetais, altamente emoliente e nutritivo, rico em ácidos graxos essenciais Ômega 6 e Ômega 9.
VEGF Fator de crescimento vascular: promove angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos), melhorando a nutrição do folículo capilar e estimulando o crescimento dos cabelos.
Vital ET: exclusivo ativo biofuncional usado na pele e no cabelo, com propriedades anti-inflamatórias, antieritema e antiacne. É um complexo estável formado pelo Fosfato de Tocoferol e Lauriminodipropionato Dissódico, o que otimiza a biodisponibilidade do Fosfato de Tocoferol que é responsável pela redução significativa da formação de “sunburm cell” (danos ao DNA e a peroxidação dos lipídeos).
Vitamina K1: Ajuda ativamente a reparar e fortalecer os vasos capilares danificados. Pode ser usado no tratamento de “olheiras”.
Zano 10 plus: filtro solar físico indicado para peles sensíveis, gestantes, lactantes e crianças.
Fonte: Farmacia Proderma
https://www.cosmeticinnovation.com.br/conheca-os-150-ativos-dermatologicos-mais-usados-e-saiba-como-agem/