Descrição
O transtorno de adaptação é uma forte e inesperada reação emocional e comportamental que ocorre em resposta a um evento estressante identificado da vida ou mudança de vida ocorrida nos últimos três meses.
Tipos
O transtorno de adaptação pode se agudo (com duração de menos de seis meses) ou crônico (com duração de mais de seis meses). É importante lembrar que se os sintomas durarem mais de seis meses após o término do fator estressante, o quadro clínico não se enquadrará na definição de transtorno de adaptação. O diagnóstico da forma crônica só é adequado se o evento estressante ou mudança de vida for persistente. Além da classificação na forma aguda e crônica, existem seis subtipos de transtorno de adaptação que são classificados de acordo com os sintomas predominantes que o paciente estiver apresentando. Os seis subtipos são:
Causas
O transtorno de adaptação se desenvolve como uma reação a um evento estressante da vida ou uma grande mudança de vida. Eventos ou mudanças que podem causar o desenvolvimento do transtorno de adaptação são:
Riscos
As pesquisas sobre a frequência da ocorrência do transtorno de adaptação são limitadas, embora se acredite que seja um distúrbio comum. Crianças e adultos de ambos os sexos sofrem deste distúrbio igualmente, mas não existe uma maneira de determinar quem desenvolverá um transtorno de adaptação após um fator estressante. Alguns fatores aumentam a suscetibilidade de desenvolver o distúrbio. Esses fatores são:
Sintomas
Os sintomas de transtorno de adaptação variam de acordo com o subtipo. O paciente pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas se tiver o transtorno de adaptação:
Diagnóstico
O médico fará perguntas para determinar se o paciente preenche os critérios para o diagnóstico de transtorno de adaptação. O paciente deve atender os seguintes critérios para receber o diagnóstico de transtorno de adaptação:
Tratamento
O objetivo do tratamento do transtorno de adaptação é aliviar os sintomas e ajudar o paciente a desenvolver mecanismos para enfrentar os problemas no futuro. As opções de tratamento para o transtorno de adaptação incluem:
Psicoterapia
A psicoterapia ajuda a identificar os fatores estressantes, a aprender mecanismos de enfrentamento e a obter apoio. As formas de psicoterapia são:
Medicamentos
O médico poderá prescrever medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas juntamente com o aconselhamento psicoterápico. Os medicamentos são raramente utilizados como tratamento isolado para o transtorno de adaptação porque apenas aliviam temporariamente os sintomas, ao contrário da psicoterapia, que fornece alivio duradouro ou permanente dos sintomas. Os medicamentos que podem ser prescritos incluem:
Prognóstico
A maioria dos adultos responde bem ao tratamento para o transtorno de adaptação e tem bom prognóstico em longo prazo, enquanto os adolescentes não respondem tão bem ao tratamento e podem desenvolver doenças psiquiátricas mais graves.
Prevenção
Não existe uma maneira garantida de prevenir o transtorno de adaptação. É possível reduzir o risco de desenvolver o distúrbio das seguintes maneiras:
Nenhum comentário:
Postar um comentário