Interpretando os resultados de TSH é essencial para o diagnóstico e tratamento da disfunção da tireóide. Para alguns pacientes, TSH não contam toda a história. Os hormônios da tireóide, T4 e T3 estão diretamente produzido pela glândula tireóide. Ambos podem ser medidos no sangue de várias formas diferentes, todos que são úteis na gestão de anormalidades da tireóide como hipotireoidismo (tireóide) e hipertireoidismo (tireóide hiperativa).
T4
T4 é também conhecido como a tiroxina ou tetraiodotironina. O último é muito, muito elegante de dizer T4 contém quatro moléculas de iodo. Mais T4 é feita em que a tiróide T3 - Uma forma sintética de levotiroxina, T4, é a base do tratamento de hipotiroidismo. T4 feita pelo corpo do paciente não pode ser distinguida de T4 fornecida por medicação. T4 em si tem muito pouca atividade. A sua função principal é ser convertido em T3, que é a hormona da tiróide mais activa utilizada pelas células do organismo. Existem várias maneiras de medir T4 no sangue.
T4 total
T4 total avalia a quantidade total de tiroxina no sangue. Isto inclui T4 que é realizado em proteínas e T4 livre que flutua em torno no sangue, disponível para ser utilizado para a conversão a T3 - T4 Porque é ligado em proteínas, alterações nestes níveis de proteína pode afectar os níveis totais de T4. Em doentes a tomar estrogênio, tais como com a terapia de reposição hormonal ou pílulas anticoncepcionais, T4 total pode ser falsamente elevados devido a mudanças nas proteínas transportadoras. Isto também acontece durante a gravidez. Hipertireoidismo provoca elevações verdadeiros T4 total, enquanto os pacientes com hipotireoidismo não tratado pode apresentar baixos níveis de T4 total.
O intervalo normal para T4 total é de cerca de 4,8-10,4 mcg / dl em adultos. Um nível mais alto é considerado normal na gravidez devido às mudanças na proteína de ligação.
T4 livre
O teste mede a T4 livre T4 que não está ligado a proteínas do sangue, eliminando os problemas de interferência de proteínas. Por essa razão, pode ser um teste mais útil do que T4 total - T4 livre é frequentemente medido juntamente com TSH para ajudar a controlar o hipotiroidismo.
Um T4 livre baixo pode indicar que o paciente está com hipotireoidismo ou precisa de mais hormônio T4. No entanto, se o paciente também está tomando uma medicação que inclui T3, o T4 livre pode ser artificialmente baixo. Neste caso, livre baixo T4 não indicam a necessidade de mais hormônio da tireóide. Um paciente com hipotireoidismo, com um nível de alta T4 pode estar recebendo excesso de hormônio tireoidiano e muitas vezes requer uma redução da dose.
Pacientes com hipertireoidismo geralmente terá um nível de alta T4. Isso geralmente é a primeira coisa a melhorar quando as pessoas começam o tratamento com medicamentos antitireoidianos. Doses de medicamentos antitireoidianos pode ser ajustado quando o alcance e T4 livre T3 livre da faixa normal, mesmo que o TSH ainda é baixo.
O intervalo normal para T4 livre é de cerca de 0,8-1,7 mcg / dl.
T3
T3 é também conhecido como triiodotironina, ou seja, ele é composto de três moléculas de iodo. Apenas cerca de 20% de T3 é feita na tiróide. O restante vem de conversão de T4 em todo o corpo. T3 é a forma activa da hormona da tiróide que é utilizado pelas células. Não dura tanto tempo no corpo como T4 - T3 está também disponível como um medicamento sintético, liotironina (Cytomel), que pode ser usado para o tratamento de hipotiroidismo.
T3 total e T3 livre
Os níveis de T3 não são particularmente úteis no diagnóstico ou gestão de hipotireoidismo. Eles realmente entram em jogo com hipertireoidismo. Ambos os níveis são elevados em hipertireoidismo. T3 livre é usado mais frequentemente pelas mesmas razões que o T4 livre é usado, a eliminação da interferência de proteínas. O teste é muito útil no ajustamento medicamentos antitireoidianos durante o tratamento do hipertiroidismo. Quando ambos T4 livre e T3 livre ter atingido o intervalo normal, a dose de medicação antitireoidiana pode ser diminuída.
O intervalo normal para T3 total é de aproximadamente 97-219 ng / dl e para T3 livre é 210-440 pg / dl.
Fontes
Merck Manual
Nenhum comentário:
Postar um comentário